Já calculou o Custo de Aquisição do Cliente da sua marca? Quanto você gasta para atrair compradores, parceiros, usuários ou beneficiários?

O custo de aquisição do cliente nada mais é do que o valor que você desprende, em média, para fechar um cliente novo. Ele consiste em levantar todos os gastos de marketing e vendas, basicamente, e dividir pelo total de novos clientes (dados mensais, trimestrais, anuais… como sua métrica preferir).

É um valor importantíssimo para saber se você está, de fato, tendo lucro ou prejuízo no seu negócio.

Mas… e o Custo de Manutenção do Cliente?

Conseguir um cliente novo pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente recorrente (Philip Kotler e Kevin Keller, Administração de Marketing)

Como manter o cliente por perto?

O primeiro passo você já deu, venceu no processo de aquisição do cliente. Ele confiou seus dados em você, seu dinheiro no produto/serviço e realizou uma compra, e por isso manter o contato desse cliente fará a recompra render muito mais.

Como manter vínculo?

Numa situação normal de varejo, por exemplo, é extremamente difícil manter vínculo com os clientes por falta de dados.

No e-commerce e produtos de valor agregado, serviços e B2B o processo fica um pouco mais fácil.

Um pouco.

É preciso ter ações reais de vínculos.

A Solvis pode ajudar neste primeiro passo.

Além da nossa já conhecida solução para pesquisa de satisfação (atualmente a maior do país), também oferecemos a ferramenta chamada “Follow Up” para lhe ajudar a manter esse vínculo com o cliente.

A ferramenta de Follow Up é um sistema de interação automática da Solvis que envia uma mensagem pré-programada via e-mail aos respondentes de questionários feitos pela empresa, seja no Totem de Pesquisa ou Pesquisa Online.

Com o Follow Up você pode iniciar uma conversa via e-mail com seu cliente oferecendo vouchers de desconto, com ou sem códigos identificadores, campanhas promocionais, inclusão em newsletter, entre outros.

Ao responder o campo e-mail na pesquisa e registrar sua participação, os dados do seu cliente são processados pelo nosso sistema.

Após o período pré programado, é disparado um e-mail para a caixa do respondente com a campanha escolhida, com o remetente que você escolher, criando um link direto entre sua empresa e seu cliente.

Com isso o canal está aberto, você pode utilizar suas ferramentas de marketing preferidas e incluir o cliente em automação de marketing, enviar campanhas exclusivas e mantê-lo sempre por perto.

É realmente importante manter contato com o cliente?

Segundo dados da Wharton School of Business, 83% dos clientes indicariam marcas que ele considera relevante, mas apenas 29% de fato as indicam. Resultado disso, vemos que 20% a 50% das compras são o resultado de uma recomendação de boca a boca. (Mckinsey, 2010).

Esse número poderia ser maior.

Ser presente no cotidiano do seu cliente comprador não significa apenas reter um cliente, mas aumentar as chances de receber novos por indicação, sem custos extras

O desenvolvimento do conteúdo do e-mail também é um processo facilitado. Nossa equipe de pesquisa auxilia sobre o procedimento e programamos os envios automáticos como você preferir.

Ter um processo bem estruturado de aquisição e manutenção dos clientes pode gerar um aumento considerável na receita líquida da empresa, crescimento na carta de clientes e melhoria no índice de Net Promoter Score®.

Conte com a Solvis para melhorar seus processos, veja aqui como utilizar o Follow Up em conjunto com nossas Pesquisas de Satisfação.

“NPS® and Net Promoter® are registered service marks and Net Promoter SystemSM, Net Promoter ScoreSM and NPS PrismSM are service marks of Bain & Company, Inc., Satmetrix Systems, Inc. and Fred Reichheld.”

Entre em contato com a Solvis e nos deixe te ajudar a evoluir!