Dia dos pais 2021: principais tendências para melhorar experiência dos clientes no varejo

No Brasil, no segundo domingo do mês de agosto, celebra-se o Dia dos Pais. Em 2021, o feriado cai no dia 8 de agosto e promete muitos ganhos para o varejo, online e offline. Segundo um relatório emitido pela Social Miner, em 2020, o comércio online apresentou um crescimento de 123% nas vendas entre 25 de julho e 9 de agosto. Esses dados mostram que o Dia dos Pais para o varejo em 2021 deve ser bastante promissor. Por isso, preparamos este post com alguns dados relevantes para você impulsionar as vendas neste feriado. Confira algumas das principais estratégias que você pode adotar na sua loja física ou virtual para garantir melhores resultados do varejo no Dia dos Pais em 2021! Qual a origem do dia dos pais? Em tempos modernos, a ideia de dedicar um dia para dedicar aos pais e parabenizá-los surgiu nos Estados Unidos. O primeiro registro foi de uma igreja na Virgínia Ocidental, que promoveu um evento especificamente para homenagear os pais em 5 de julho de 1908. Tratava-se de um sermão dominical feito em memória de 362 homens mortos em explosões em minas da empresa Fairmont Coal Company, na cidade de Monongah. Em 1910, foi a vez de Sonora Smart Dodd, uma mulher da cidade de Spokane, em Washington, ter a ideia de fazer a celebração após assistir a um sermão dedicado ao Dia das Mães. Ela escolheu a data de aniversário de seu pai, 19 de junho, para homenagear o pai, que era um ex-combatente da Guerra Civil Americana. Sonora desejava mostrar gratidão ao pai pela forma como se dedicou aos filhos, mesmo após a perda de sua esposa ao dar à luz o sexto filho. Seu trabalho árduo em criar as crianças sozinho era visto pela filha como um ato de heroísmo e não podia passar despercebido. Então, a data teria um objetivo de fortalecer os laços familiares. Assim, ela buscou ajuda em diferentes órgãos, como a YMCA (associação de jovens cristãos da sua cidade), igrejas, funcionários do governo e lojistas, para que a data se tornasse oficial. Eles então remeteram uma solicitação à Associação Ministerial de Spokane, e o Estado de Washington aceitou. Em 19 de junho de 1910, foi realizada a primeira celebração oficial do país. No entanto, ao longo dos anos, a data recebeu muitas críticas e até movimentos para o Dia das Mães e o Dia dos Pais se tornarem um só feriado, o Dia dos Pais (Parents’ Day — referindo-se a ambos os progenitores). Essa resistência reduziu quando, na Grande Depressão, alguns enxergaram no feriado uma forma de aumentar a autoestima dos pais que perderam seus empregos ou tiveram seus salários reduzidos — além de garantir um dia a mais para o aumento nas vendas. A Segunda Guerra Mundial reforçou a ideia de homenagear os pais e soldados combatentes. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson fez uma proclamação presidencial inédita homenageando os pais. Ele também alterou a data para o terceiro domingo do mês. No entanto, foi só em 1972, como o presidente Richard Nixon, que a data foi oficializada em uma lei pública, tornando-se um feriado permanente. Diversos países assimilaram essa mesma data, como Argentina, Peru e Inglaterra. Já outros fizeram adaptações, como em Portugal e na Espanha, onde a celebração ocorreu em 19 de março, coincidindo com o dia de São José. No Brasil, a comemoração foi idealizada em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, então diretor do Jornal O Globo. A data inicialmente escolhida foi 16 de agosto — dia de São Joaquim, reconhecido no cristianismo como avô de Jesus por parte de sua mãe, Maria. A posterior transferência para o segundo domingo se deu pela comodidade de comemorar o dia em um domingo de folga com a família. Qual a importância do Dia dos Pais para o varejo online e offline? Junto ao Natal, Dias das Mães, Black Friday e o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais configura uma das cinco datas comemorativas mais lucrativas para o comércio. Lojas físicas e online fazem campanhas promocionais com até quatro semanas de antecedência e chegam a faturar cerca de R$ 3,5 bilhões, em um ticket médio de R$ 449.  Esses dados de 2020 levantados pela Ebit Nielsen revelam a grande importância que a data tem em aquecer a economia no país. Aliás, a criação da data no Brasil teve um cunho comercial, com um objetivo claro de movimentar a economia no segundo semestre no ano, uma vez que no primeiro semestre já havia o Dia das Mães e, no fim do ano, o Natal. E de fato, a estratégia funcionou, tornando-se a quarta data mais lucrativa. Desse modo, o fim de julho e início de agosto são semanas marcadas por promoções e campanhas especiais para o público masculino, além de ofertas para quem esquece de planejar a compra e busca um presente de última hora. No entanto, cada vez mais, os lojistas pensam não apenas em preços e produtos competitivos, mas também em fornecer a seus clientes uma experiência de compra e consumo realmente encantadora, como forma de se destacar na concorrência e atrair mais clientes. Entenda algumas dessas principais estratégias. Dia dos pais varejo 2021: quais as principais tendências? Segundo dados da Pesquisa CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 58% da população brasileira pretende comprar presentes para o Dia dos Pais em 2021. São mais de 91,2 milhões de consumidores que, segundo estimativas, vão gastar cerca de R$ 18 milhões. E o que os clientes estão buscando? Quais são as tendências? Confira! Compras pela internet A mesma pesquisa apontou que 39% dos brasileiros pretendem fazer suas compras pela internet. Desses: 79% compraram em sites; 58% vão usar aplicativos; 19% preferem o Instagram. Após o crescimento histórico do e-commerce em 2021, especialmente em virtude das restrições de circulação impostas pela pandemia, o brasileiro teve boas experiências em compras online e enxergou nessas plataformas virtuais uma forma de economizar e adquirir bens com segurança e comodidade. Além da internet, 24% citaram a compra em shoppings centers, reflexo da

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