O calendário do E-commerce abre oficialmente no dia do Consumidor, conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, este dia possui grande relevância no comércio digital, por isso, separamos algumas dicas para seu e-commerce arrasar nessa e em outras datas comemorativas.

Essa data que costuma aumentar as vendas pode ser a porta de entrada do seu negócio em um ano de sucesso. Portanto, cabe aos e-commerces oferecerem as melhores ofertas e garantirem uma experiência de compra incrível para atrair novos clientes e até mesmo fidelizar clientes que já estão na base.

Desde 2017, devido a lenta recuperação econômica do Brasil, o comércio eletrônico tornou-se uma solução para muitos empreendimentos que antes obtinham apenas loja física. Ou estavam ingressando no mercado.

A aposta no digital

A digitalização do consumidor era um movimento que já acontecia e, na pandemia, sofreu grande aceleração.  A saída que muitos negócios encontraram foi apostar no digital.

As vendas online englobam inúmeras vantagens competitivas que não se restringem apenas a esse período de pandemia. Devido a possibilidade de atingir um público maior e alcançar clientes em qualquer lugar, o e-commerce também é menos burocrático.

Muitos “consumidores físicos” mudaram de hábito de consumo, de fato. Afinal, há quem saiu dos grandes centros, considerando ter mais tempo para ficar em casa; quem em dado momento comprava do site produtos mais baratos, não é de hoje que compras através da internet possuem valores mais acessíveis.

Resumindo, temos ainda os mesmos e também novos entrantes digitais, consumidores novos navegando na rede, porém em um momento de compra diferente do conhecido pela loja. Por isso é fundamental acompanhar essas mudanças comportamentais de agora em diante.

E falando no evento do dia do consumidor é importante lembrarmos dos números de  2020, os e-commerces faturaram R$3,62 bilhões na primeira quinzena de março – um crescimento de 23,5% em relação aos 15 dias anteriores.

O que é o Dia do Consumidor?

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado nos Estados Unidos pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor, em 1962. No Brasil, o evento ganhou vida em 2014.

Ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para  as lojas virtuais, e-commerces.

Como preparar meu e-commerce para datas comemorativas?

Antes de tudo, o seu negócio precisa ter uma estratégia definida para o público alvo. Em outras palavras, é indispensável conhecer o perfil do cliente que pretende atrair e fidelizar.

Através de uma análise dos clientes atuais e potenciais, descubra: Por que eles compram do seu e-commerce? Como utilizam seus produtos e serviços? É para uso próprio ou de terceiros?

Um dos maiores aprendizados que o varejo teve com o impacto da Pandemia foi que a boa experiência do cliente digital se tornou uma via de regra, por isso é preciso englobar o Customer Experience em todos os momentos da jornada de compra para atrair, fidelizar e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Nesse sentido, o principal hábito e demanda de compras dos consumidores ocorrem em datas comemorativas. Então, nestes períodos para arrasar nas vendas é imprescindível se antecipar e se preparar para evitar futuros problemas e conquistar mais clientes. Sendo assim, fique de olho no calendário comercial.

O que é o calendário comercial?

Primeiramente, saiba que existem datas comemorativas e outras específicas do calendário do e-commerce.

Essas datas específicas do e-commerce costumam oferecer grandes oportunidades de planejamento de campanhas especiais, além das mais conhecidas para alavancar as vendas.

O calendário comercial destaca as principais datas sazonais para os vendedores. Por exemplo, se antecipar em relação às datas comemorativas no e-commerce te ajuda a definir as estratégias e campanhas de marketing necessárias para cada momento. Além de facilitar na conquista dos novos clientes e aumentar as vendas da loja virtual e até mesmo física.

Para ocorrer de forma efetiva e saber como se preparar de melhor maneira seu negócio, continue a leitura abaixo:

Entenda o perfil dos seus consumidores

Datas como Natal, Páscoa, Black Friday e Dia das Mães, costumam impactar diretamente no comércio devido a alta demanda dos consumidores. 

Porém, outras datas específicas também movimentam as vendas e seu negócio pode obter lucros através delas. Mas para isso ocorrer positivamente é necessário conhecer bem o perfil dos seus consumidores e entender que nem sempre ele será o mesmo que o seu e-commerce está acostumado.

Para que isso aconteça beneficamente, aposte em pesquisas de satisfação, essa ferramenta é uma das mais eficazes para empresa receber objetivamente o feedback de seu público-alvo sobre o produto ou serviço oferecido.

Faça um análise das datas comemorativas nos anos anteriores

Antes de definir uma nova estratégia entenda o que deu certo e errado nos anos anteriores. 

Nesse momento também é possível realizar essa análise com os dados das pesquisas de satisfação, pois você visualiza como seu público alvo recebeu as ações realizadas, sua opinião e descobre pontos de melhoria para serem colocados em prática nas próximas.

Todavia, se é a primeira vez que realizará ações nessas datas específicas ou mais populares, busque dados do mercado e cases de sucesso das principais marcas do seu setor. Utilize como exemplo suas estratégias, aplicabilidades e adapte a sua realidade.

Prepare seu e-commerce com antecedência

Negocie antecipadamente com fornecedores de produtos e serviços, assim evita dores de cabeça e situações constrangedoras no momento das vendas, aproveite para usar nesse momento os dados dos anos anteriores, planejar estoque e garantir os melhores preços.

Em antemão, esse planejamento também trará bons resultados para suas vendas, pois sem prejuízos com fornecedores será mais fácil encontrar equilíbrio na precificação entregando ofertas atrativas e a garantia de uma margem mínima de lucro.

Ainda no e-commerce, uma forma de atrair e converter consumidores é usar cupons de desconto, brindes e flexibilidade no frete.

Estruture uma equipe para fornecer suporte online

A experiência do seu cliente se estende até o pós compra e nesse momento é crucial que tenham suporte necessário, seja no e-commerce ou loja física, apenas um bom atendimento não é o suficiente para estreitar o relacionamento com consumidores. 

Por esse motivo, em períodos de maior demanda, invista fortemente no atendimento omnichannel, prepare sua equipe para atenderem todos os chamados de forma efetiva. 

Treine-os, organize plantões e se possível faça contratações temporárias, assim quando o cliente opinar sobre algum produto, serviço ou problema específico você estará preparado. Podendo usar os dados no ano seguinte para aplicar melhorias e diminuir a perda de vendas.

Outro meio de estreitar o relacionamento é através de pesquisas online, que podem ser enviadas tanto por e-mail, como por Whatsapp e no próprio e-commerce. Com a possibilidade de definir o melhor momento para enviar a pesquisa, seja após atendimento, sobre produto, site ou serviço específico. 

As principais datas  comemorativas para potencializar seus resultados no e-commerce

Durante o ano existem muitas datas comemorativas, entre tantas possibilidades fica fácil se perder ou cometer erros.

Para definir as melhores datas para seu e-commerce busque aquelas que melhor se relacionam com seu tipo de negócio e combinem com sua marca. Não adianta meter os pés pelas mãos, estude bem o calendário e selecione tudo aquilo que será útil.

Abaixo você confere os meses e principais datas que devem estar no seu radar para potencializar as vendas.

Janeiro, Fevereiro e Março

No início do ano investir em liquidações ajuda a eliminar o estoque do ano anterior antes de chegar a volta às aulas.

Desde o ano passado o e-commerce tem crescido muito e isso pôde ser notado principalmente pela facilidade de busca de materiais escolares e comparação de preços que a internet possibilita.

Em seguida, com a chegada do Carnaval, lojas que investem em viagens, maquiagens, bebidas precisam estar de olho e gerar um fluxo de vendas rentável.

Abril, Maio e Junho 

Com a Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados esses três meses se tornam extremamente importantes para atrair, converter e fidelizar clientes independente do segmento.

Devido ao feriado prolongado, a Páscoa engloba diferentes segmentos, a busca por serviços de hotelaria cresce, mas a aposta clássica dessa data comemorativa ainda são os chocolates e brinquedos para crianças.

Se o segmento é moda, cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, o Dia das Mães traz a oportunidade perfeita para aumentar a receita.

Assim como no Carnaval, o Dia dos Namorados tem semelhanças nas buscas dos consumidores,  a procura vai desde o clássico buquê de flores até pacotes de viagens, maquiagens, bebidas, passando por eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

 Julho, Agosto e Setembro

Com a chegada do inverno em Julho, lojistas agarram a oportunidade de limpar estoque dos anos anteriores e preparam-se para a chegada na nova estação.

No e-commerce, disponibilizar descontos pode abalar o ticket médio, entretanto alavancam as vendas e podem limpar o estoque para a nova temporada.

Mesmo não sendo tão efetivo como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também traz ótimas oportunidades para e-commerces focados em roupas, calçados, eletroeletrônicos e ferramentas.

Já no Dia do Cliente, que ocorre em Setembro, existe a possibilidade de abertura para colocar em teste ou antecipar as ofertas de Black Friday, essa também é uma ótima oportunidade de colocar em prática estratégias de fidelização e engajar o consumidor.

Outubro, Novembro, Dezembro

O Dia das Crianças, assim como o Dia das Mães e Pais, movimenta diferentes segmentos de mercado, e no e-commerce não é diferente. Essa data comemorativa engloba alimentação, roupas, calçados e, claro, brinquedos. Agora também domina a área de eletroeletrônicos.

Após o mês das crianças, chegamos ao tão esperado mês da Black Friday, essa data que atrai boa parte dos consumidores é essencial para o e-commerce.

Por demandar muitas expectativas, o planejamento com antecedência é essencial para obter sucesso nas vendas. Esse é o momento de faturar, contudo, algumas ações devem ser colocadas em prática como, atendimento omnichannel, site seguro e estável, agilidade e eficiência na jornada de compra. E claro, entregar promoções reais.

Do mesmo modo, no Natal é considerada por muitos como a principal data comemorativa do ano. Então, exige um planejamento especial, focado na experiência do cliente, lembrando que no dia 25/12 todos esperam estar com seus presentes em mãos.

É possível arrasar em diferentes datas comemorativas com essas dicas para o seu e-commerce devido às oportunidades que ocorrem durante todo o ano. Portanto, lembre-se de colocar o cliente como centro das suas estratégias, investir em multicanais de suporte ao cliente.

Por fim, para contribuir com a melhoria da experiência do seu cliente e também com a gestão do seu negócio, a Solvis desenvolve soluções adaptadas a diferentes tipos de segmentos. Com isso os serviços são personalizados para captar em minúcias o que o seu cliente quer dizer sobre o seu negócio.

Ao transformar essas opiniões em dados é possível analisar e identificar os pontos de oportunidade e de melhorias, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias assertivas.

Não esqueça de focar nas necessidades dos consumidores, pense no que os atrai de acordo com seu modelo de negócio, assim poderá elaborar, aproveitar as datas comemorativas e obter lucros.