O Dia dos Namorados está se aproximando, e tem sido sucesso de vendas desde o primeiro ano após a criação, entretanto, em meio aos desafios impostos nesse período de pandemia essa e outras datas comemorativas foram impactadas diretamente pelos novos hábitos de consumo.

Nesse artigo vamos te mostrar estratégias para fidelizar seus clientes, aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento trazendo insights para aplicar tanto no seu negócio físico, online ou híbrido.

A origem do dia dos namorados no Brasil

Em outros países essa comemoração é nomeada como “Dia de São Valentim” (Valentine’s Day) e comemora-se no dia 14 de Fevereiro, essa data é uma referência a um padre romano, chamado Valentim que foi condenado á morte por desobedecer as ordens do imperador Cláudio II.

Ao proibir a realização de casamentos, por acreditar que homens casados não eram bons soldados, Cláudio II, decretou morte e prisão do padre São Valentim ao descobrir que continuava celebrando os matrimônios, ignorando as ordens do estado.

Quando ainda era prisioneiro, Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro e no dia de sua sentença enviou-lhe uma carta endereçada como “do seu Valentim”. Partindo daí a tradição do envio de cartas para a pessoa amada nessa data.

No Brasil não há o hábito de comemorar o dia de São Valentim, por aqui temos outra data que cumpre os mesmo requisitos, porém chamada e conhecida como Dia dos Namorados e comemorada no dia 12 de Junho.

Idealizada em 1984 pelo empresário, João Dória, essa data foi criada com uma função comercial, levando em consideração o mês de desaquecimento de vendas.  O dia 12 de Junho foi escolhido por ser a véspera do dia de Santo Antônio que é considerado como “santo casamenteiro”.

O primeiro slogan do Dia dos Namorados dizia “Não é só com beijos que se prova o amor”, seu sucesso rendeu a melhor propaganda do ano pela Associação Paulista de Publicidade da época.

Qual a importância dessa data?

No ano seguinte após o primeiro Dia dos Namorados, a data se tornou popular nacionalmente e atualmente é a terceira melhor para o comércio brasileiro.

Datas comemorativas são ótimas oportunidades para fidelizar clientes e João Dória percebeu isso, ao analisar o sucesso que era o Dia das Mães e idealizar o Dia dos Namorados de forma estratégica.

Entretanto, com a chegada do covid-19 diversos setores foram afetados e se readaptaram ao novo normal, o que desencadeou inúmeras mudanças, entre elas a migração do físico para o digital.

Em meio a tantas mudanças, o e-commerce ganhou força e se mantém em crescimento desde 2018, quando as vendas alcançaram um faturamento de 1,77 bilhões de reais, com um crescimento de 4% nesse ano. E o Dia dos Namorados pelo quarto ano seguido apresentou aumento nas vendas.

Enquanto entre 2019 e 2020, a data cresceu 63% em volume de pedidos e 91% em faturamento movimentando R$ 4,1 bilhões em receita, conforme de acordo com a pesquisa do Ebit/Nielsen.

No ano passado, as categorias mais procuradas, de acordo com estudo do foram moda, beleza, acessórios e multicategoria, sendo:

  • Beleza 19.47%
  • Moda e Acessórios 23.83%
  • Multicategoria 11,72%

Como em 2021 o distanciamento social ainda é necessário, as estratégias de campanhas seguem a mesma linha do ano anterior, porém agora empresários já sabem o que fazer e como se preparar!

Como aproveitar essa data para fidelizar clientes

Assim que passa o Dia das Mães, os “mozões” já começam a ficar de olho nos presentes do Dia dos Namorados, portanto é essencial que o seu comércio esteja preparado para virada de chave.

A expectativa é que as vendas aumentem 2,5% em relação ao mesmo período em 2020 no varejo físico, levando em consideração que agora os lojistas estão mais preparados, e 6% no varejo online.

Para te ajudar a determinar qual a melhor estratégia de fidelização de clientes para seu negócio, continue a leitura!

Crie campanhas focada no público alvo

O que é o público alvo?

Considerado um grupo de pessoas que compõem o perfil de consumidores para o qual um determinado negócio se destina. O público alvo é o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, levando em consideração o interesse ou predisposição que tem em adquirir as suas soluções.

Por exemplo, o público dos Dia dos Namorados já tem pré-definido o que deseja comprar para presentear o mozão, assim sua loja precisa estar preparada para atrair e conquistá-los.

Vamos supor que sua loja é focada em produtos unissex, antes de anunciar campanhas focadas no Dia dos Namorados, é preciso estudar o seu público e entender verdadeiramente quem são.

Existem algumas maneiras super eficazes de conhecer seu público alvo e se preparar para essa e outras datas durante o ano, confira abaixo:

Através de pesquisas de satisfação

Além de ser uma das formas mais eficazes de ouvir o cliente, as pesquisas de satisfação são um ótimo aliado para fidelizá-los. Uma boa pesquisa entrega de maneira eficiente resultados capazes de determinar se seu negócio está atingindo realmente o público alvo, ajuda a direcionar esforços e pode ser seu diferencial competitivo.

Podendo ser realizada através de formulários e uso das métricas NPS, CSAT e CES, sua aplicação busca entender a opinião do cliente sobre serviços e produtos; o nível de satisfação com atendimento e se indicaria seu negócio para amigos ou familiares, seus resultados trazem insumos poderosos capazes de auxiliar a tomada de decisão e ajudam a identificar clientes promotores, detratores e neutros.

Entretanto, todo cuidado é pouco ao criar uma pesquisa de satisfação, desde a métrica escolhida, criação do questionário, envio e coleta dos resultados, tudo precisa ser definido de forma estratégica, pois só assim os resultados serão efetivos.

Você também pode contar com nossas soluções, seja no PDV, durante ou após o atendimento, nós auxiliamos no monitoramento da satisfação do cliente que pode ser feito em uma série de canais. E você ainda escolhe o mais aderente ao seu negócio, seja físico ou online.

Esteja presente no mundo digital

Desde o inicio da pandemia muitos empresários tornaram seu negócio hibrido, ou seja, usam o meio físico e online.

Usando a variedade de plataformas, canais de comunicação e os famosos Marketplaces existentes fica mais fácil ser encontrado e mantem a alta competitividade que o mercado exige. Porém, apenas estar presente no mundo digital não é o suficiente, é necessário investir em estratégias de acordo com o canal de comunicação definido.

Desde 2018, o uso das redes sociais tem se tornado um ótimo ambiente para divulgação e relacionamento com cliente, prova disso é o Marketplace do Facebook que chegou ao Brasil de forma tímida e foi expandido na medida que os usuários da rede descobriram suas funcionalidades.

A possibilidade de comprar, vender e anunciar itens de várias categorias, desde vestuário até vagas de emprego de forma online e gratuita facilita a fidelização de clientes.

Outro canal de comunicação que seguiu essa tendência foi o WhatsApp, criado originalmente para permitir a troca de mensagens em conversas pessoais, mas que diante das mudanças que vem ocorrendo agora conta com o WhatsApp Businness que foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas.

Com o “novo” aplicativo, fica mais fácil se comunicar com os clientes, exibir seus produtos, serviços e responder a perguntas enquanto seus clientes fazem compras. Além da possibilidade de criar um catálogo de produtos, serviços e usar ferramentas especiais para automatizar, organizar e responder a mensagens rapidamente.

Portanto, mesmo que manter seu empreendimento físico seja essencial, o uso desses canais online podem ser o diferencial e a vantagem competitiva para seu negócio.

Encante desde o primeiro contato

Durante a jornada de compra seja no ambiente físico ou online, o possível cliente é impactado positivamente ou negativamente desde o primeiro contato.

Sabemos que os clientes estão cada vez mais exigentes e entregar a melhor experiência exige estratégias bem definidas, como por exemplo:

Treine sua equipe de atendimento

Uma equipe de atendimento bem preparada saberá lidar com diferentes situações e sempre estará atenta aos detalhes.

Vejamos o exemplo da Disney, em cada ambiente do parque há uma forma especifica de se comunicar, seus clientes, são chamados e tratados como convidados.

Abaixo selecionamos dicas valiosas de atendimento retiradas do livro O Jeito Disney de Encantar Clientes que podem ser adaptadas ao seu negócio.

  • Tenha um ciclo de atendimento de qualidade para o produto/serviço, assim saberá qual o próximo passo depois que o ciclo desse determinando atendimento terminar. Assim se cria um processo, e podemos prever como criar os momentos de “UAU”.
  • Um atendimento qualificado significa superar as expectativas dos “convidados” e prestar atenção nos detalhes. Todos têm que ser obcecados pelos detalhes.
  • Cada decisão que a empresa toma, deve passar pelo tema de atendimento. Isso gera uniformidade, direcionamento da estratégia e alinhamento do elenco.
  • Cada processo tem os pontos de combustão. São os pontos críticos em que até um processo bem ajustado pode falhar, a meta é impedir que esses pontos de combustão virem pontos de explosão. Um exemplo de ponto de combustão na Disney é os convidados esquecerem aonde estacionaram os carros e isso estragar o dia feliz deles. A solução da Disney foi colocar os carros em ordem de chegada em vagas demarcadas para específicos horários, então quando um convidado não sabia aonde tinha estacionado, um membro do elenco conseguia achar o carro dado a hora que o convidado chegou ao parque. Isso é o chamado sistema de atendimento, são técnicas, itens, produtos, programas que vão auxiliar o seu padrão de atendimento colocando o tema de atendimento em prática.

Agora, leve em consideração o cenário atual, onde muitas rendas diminuíram e o comportamento do consumidor mudou, de acordo com estudo encomendado pelo Facebook IQ e realizado pela Offerwise em 2021, nesse Dia dos Namorados:

  • 39% dos brasileiros irão realizar compras de menor valor para economizar por causa da pandemia.
  • 72% darão preferência às compras online para evitar aglomeração.
  •  79% preferem comprar de lojas e marcas que demonstraram atuação social durante a pandemia.

Nesse sentido, ter um atendimento de qualidade será crucial para conquistar a confiança do cliente, afinal, assim como a experiência de compra negativa é lembrada e até mesmo divulgada em grupos de mídias sociais. A boa experiência além de causar impacto positivo, aumenta a chance de retorno do cliente e recomendação através do “boca a boca”.