3 estratégias para fidelizar clientes no Dia dos Namorados em 2021

O Dia dos Namorados está se aproximando, e tem sido sucesso de vendas desde o primeiro ano após a criação, entretanto, em meio aos desafios impostos nesse período de pandemia essa e outras datas comemorativas foram impactadas diretamente pelos novos hábitos de consumo. Nesse artigo vamos te mostrar estratégias para fidelizar seus clientes, aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento trazendo insights para aplicar tanto no seu negócio físico, online ou híbrido. A origem do dia dos namorados no Brasil Em outros países essa comemoração é nomeada como “Dia de São Valentim” (Valentine’s Day) e comemora-se no dia 14 de Fevereiro, essa data é uma referência a um padre romano, chamado Valentim que foi condenado á morte por desobedecer as ordens do imperador Cláudio II. Ao proibir a realização de casamentos, por acreditar que homens casados não eram bons soldados, Cláudio II, decretou morte e prisão do padre São Valentim ao descobrir que continuava celebrando os matrimônios, ignorando as ordens do estado. Quando ainda era prisioneiro, Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro e no dia de sua sentença enviou-lhe uma carta endereçada como “do seu Valentim”. Partindo daí a tradição do envio de cartas para a pessoa amada nessa data. No Brasil não há o hábito de comemorar o dia de São Valentim, por aqui temos outra data que cumpre os mesmo requisitos, porém chamada e conhecida como Dia dos Namorados e comemorada no dia 12 de Junho. Idealizada em 1984 pelo empresário, João Dória, essa data foi criada com uma função comercial, levando em consideração o mês de desaquecimento de vendas.  O dia 12 de Junho foi escolhido por ser a véspera do dia de Santo Antônio que é considerado como “santo casamenteiro”. O primeiro slogan do Dia dos Namorados dizia “Não é só com beijos que se prova o amor”, seu sucesso rendeu a melhor propaganda do ano pela Associação Paulista de Publicidade da época. Qual a importância dessa data? No ano seguinte após o primeiro Dia dos Namorados, a data se tornou popular nacionalmente e atualmente é a terceira melhor para o comércio brasileiro. Datas comemorativas são ótimas oportunidades para fidelizar clientes e João Dória percebeu isso, ao analisar o sucesso que era o Dia das Mães e idealizar o Dia dos Namorados de forma estratégica. Entretanto, com a chegada do covid-19 diversos setores foram afetados e se readaptaram ao novo normal, o que desencadeou inúmeras mudanças, entre elas a migração do físico para o digital. Em meio a tantas mudanças, o e-commerce ganhou força e se mantém em crescimento desde 2018, quando as vendas alcançaram um faturamento de 1,77 bilhões de reais, com um crescimento de 4% nesse ano. E o Dia dos Namorados pelo quarto ano seguido apresentou aumento nas vendas. Enquanto entre 2019 e 2020, a data cresceu 63% em volume de pedidos e 91% em faturamento movimentando R$ 4,1 bilhões em receita, conforme de acordo com a pesquisa do Ebit/Nielsen. No ano passado, as categorias mais procuradas, de acordo com estudo do foram moda, beleza, acessórios e multicategoria, sendo: Beleza 19.47% Moda e Acessórios 23.83% Multicategoria 11,72% Como em 2021 o distanciamento social ainda é necessário, as estratégias de campanhas seguem a mesma linha do ano anterior, porém agora empresários já sabem o que fazer e como se preparar! Como aproveitar essa data para fidelizar clientes Assim que passa o Dia das Mães, os “mozões” já começam a ficar de olho nos presentes do Dia dos Namorados, portanto é essencial que o seu comércio esteja preparado para virada de chave. A expectativa é que as vendas aumentem 2,5% em relação ao mesmo período em 2020 no varejo físico, levando em consideração que agora os lojistas estão mais preparados, e 6% no varejo online. Para te ajudar a determinar qual a melhor estratégia de fidelização de clientes para seu negócio, continue a leitura! Crie campanhas focada no público alvo O que é o público alvo? Considerado um grupo de pessoas que compõem o perfil de consumidores para o qual um determinado negócio se destina. O público alvo é o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, levando em consideração o interesse ou predisposição que tem em adquirir as suas soluções. Por exemplo, o público dos Dia dos Namorados já tem pré-definido o que deseja comprar para presentear o mozão, assim sua loja precisa estar preparada para atrair e conquistá-los. Vamos supor que sua loja é focada em produtos unissex, antes de anunciar campanhas focadas no Dia dos Namorados, é preciso estudar o seu público e entender verdadeiramente quem são. Existem algumas maneiras super eficazes de conhecer seu público alvo e se preparar para essa e outras datas durante o ano, confira abaixo: Através de pesquisas de satisfação Além de ser uma das formas mais eficazes de ouvir o cliente, as pesquisas de satisfação são um ótimo aliado para fidelizá-los. Uma boa pesquisa entrega de maneira eficiente resultados capazes de determinar se seu negócio está atingindo realmente o público alvo, ajuda a direcionar esforços e pode ser seu diferencial competitivo. Podendo ser realizada através de formulários e uso das métricas NPS (NPS® and Net Promoter® are registered service marks and Net Promoter SystemSM, Net Promoter ScoreSM and NPS PrismSM are service marks of Bain & Company, Inc., Satmetrix Systems, Inc. and Fred Reichheld), CSAT e CES, sua aplicação busca entender a opinião do cliente sobre serviços e produtos; o nível de satisfação com atendimento e se indicaria seu negócio para amigos ou familiares, seus resultados trazem insumos poderosos capazes de auxiliar a tomada de decisão e ajudam a identificar clientes promotores, detratores e neutros. Entretanto, todo cuidado é pouco ao criar uma pesquisa de satisfação, desde a métrica escolhida, criação do questionário, envio e coleta dos resultados, tudo precisa ser definido de forma estratégica, pois só assim os resultados serão efetivos. Você também pode contar com nossas soluções, seja no PDV, durante ou após o atendimento, nós auxiliamos no monitoramento da satisfação do cliente que pode ser feito em uma série de

Posts recentes

  • Todos os Posts
  • Cases
  • CSAT
  • Dicas
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Milestones Solvis
  • Net Promoter Score
  • Novidades
  • QR code
  • Sucesso do cliente
  • Totem de pesquisa
    •   Back
    • Autor Convidado
    •   Back
    • CES
    •   Back
    • Customer Experience
    • Employer Net Promoter Score
    • Customer Centricity
    • Pesquisa de Satisfação
    • CES
    •   Back
    • Pesquisa de Satisfação
    • CES

Entre em contato com a Solvis