O Dia dos Namorados está se aproximando, e tem sido sucesso de vendas desde o primeiro ano após a criação, entretanto, em meio aos desafios impostos nesse período de pandemia essa e outras datas comemorativas foram impactadas diretamente pelos novos hábitos de consumo. Nesse artigo vamos te mostrar estratégias para fidelizar seus clientes, aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento trazendo insights para aplicar tanto no seu negócio físico, online ou híbrido. A origem do dia dos namorados no Brasil Em outros países essa comemoração é nomeada como “Dia de São Valentim” (Valentine’s Day) e comemora-se no dia 14 de Fevereiro, essa data é uma referência a um padre romano, chamado Valentim que foi condenado á morte por desobedecer as ordens do imperador Cláudio II. Ao proibir a realização de casamentos, por acreditar que homens casados não eram bons soldados, Cláudio II, decretou morte e prisão do padre São Valentim ao descobrir que continuava celebrando os matrimônios, ignorando as ordens do estado. Quando ainda era prisioneiro, Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro e no dia de sua sentença enviou-lhe uma carta endereçada como “do seu Valentim”. Partindo daí a tradição do envio de cartas para a pessoa amada nessa data. No Brasil não há o hábito de comemorar o dia de São Valentim, por aqui temos outra data que cumpre os mesmo requisitos, porém chamada e conhecida como Dia dos Namorados e comemorada no dia 12 de Junho. Idealizada em 1984 pelo empresário, João Dória, essa data foi criada com uma função comercial, levando em consideração o mês de desaquecimento de vendas. O dia 12 de Junho foi escolhido por ser a véspera do dia de Santo Antônio que é considerado como “santo casamenteiro”. O primeiro slogan do Dia dos Namorados dizia “Não é só com beijos que se prova o amor”, seu sucesso rendeu a melhor propaganda do ano pela Associação Paulista de Publicidade da época. Qual a importância dessa data? No ano seguinte após o primeiro Dia dos Namorados, a data se tornou popular nacionalmente e atualmente é a terceira melhor para o comércio brasileiro. Datas comemorativas são ótimas oportunidades para fidelizar clientes e João Dória percebeu isso, ao analisar o sucesso que era o Dia das Mães e idealizar o Dia dos Namorados de forma estratégica. Entretanto, com a chegada do covid-19 diversos setores foram afetados e se readaptaram ao novo normal, o que desencadeou inúmeras mudanças, entre elas a migração do físico para o digital. Em meio a tantas mudanças, o e-commerce ganhou força e se mantém em crescimento desde 2018, quando as vendas alcançaram um faturamento de 1,77 bilhões de reais, com um crescimento de 4% nesse ano. E o Dia dos Namorados pelo quarto ano seguido apresentou aumento nas vendas. Enquanto entre 2019 e 2020, a data cresceu 63% em volume de pedidos e 91% em faturamento movimentando R$ 4,1 bilhões em receita, conforme de acordo com a pesquisa do Ebit/Nielsen. No ano passado, as categorias mais procuradas, de acordo com estudo do foram moda, beleza, acessórios e multicategoria, sendo: Beleza 19.47% Moda e Acessórios 23.83% Multicategoria 11,72% Como em 2021 o distanciamento social ainda é necessário, as estratégias de campanhas seguem a mesma linha do ano anterior, porém agora empresários já sabem o que fazer e como se preparar! Como aproveitar essa data para fidelizar clientes Assim que passa o Dia das Mães, os “mozões” já começam a ficar de olho nos presentes do Dia dos Namorados, portanto é essencial que o seu comércio esteja preparado para virada de chave. A expectativa é que as vendas aumentem 2,5% em relação ao mesmo período em 2020 no varejo físico, levando em consideração que agora os lojistas estão mais preparados, e 6% no varejo online. Para te ajudar a determinar qual a melhor estratégia de fidelização de clientes para seu negócio, continue a leitura! Crie campanhas focada no público alvo O que é o público alvo? Considerado um grupo de pessoas que compõem o perfil de consumidores para o qual um determinado negócio se destina. O público alvo é o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, levando em consideração o interesse ou predisposição que tem em adquirir as suas soluções. Por exemplo, o público dos Dia dos Namorados já tem pré-definido o que deseja comprar para presentear o mozão, assim sua loja precisa estar preparada para atrair e conquistá-los. Vamos supor que sua loja é focada em produtos unissex, antes de anunciar campanhas focadas no Dia dos Namorados, é preciso estudar o seu público e entender verdadeiramente quem são. Existem algumas maneiras super eficazes de conhecer seu público alvo e se preparar para essa e outras datas durante o ano, confira abaixo: Através de pesquisas de satisfação Além de ser uma das formas mais eficazes de ouvir o cliente, as pesquisas de satisfação são um ótimo aliado para fidelizá-los. Uma boa pesquisa entrega de maneira eficiente resultados capazes de determinar se seu negócio está atingindo realmente o público alvo, ajuda a direcionar esforços e pode ser seu diferencial competitivo. Podendo ser realizada através de formulários e uso das métricas NPS (NPS® and Net Promoter® are registered service marks and Net Promoter SystemSM, Net Promoter ScoreSM and NPS PrismSM are service marks of Bain & Company, Inc., Satmetrix Systems, Inc. and Fred Reichheld), CSAT e CES, sua aplicação busca entender a opinião do cliente sobre serviços e produtos; o nível de satisfação com atendimento e se indicaria seu negócio para amigos ou familiares, seus resultados trazem insumos poderosos capazes de auxiliar a tomada de decisão e ajudam a identificar clientes promotores, detratores e neutros. Entretanto, todo cuidado é pouco ao criar uma pesquisa de satisfação, desde a métrica escolhida, criação do questionário, envio e coleta dos resultados, tudo precisa ser definido de forma estratégica, pois só assim os resultados serão efetivos. Você também pode contar com nossas soluções, seja no PDV, durante ou após o atendimento, nós auxiliamos no monitoramento da satisfação do cliente que pode ser feito em uma série de

As gerações etárias carregam consigo complexidades diferentes. Enquanto algumas são caracterizadas pela natividade digital, outras preferem a tradição e têm...