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A satisfação do cliente é o alicerce de qualquer negócio próspero. Clientes felizes tendem a se tornar clientes fiéis e também são propensos a recomendar sua empresa para amigos e familiares. Mas como você pode ter certeza de que seus clientes estão verdadeiramente satisfeitos com os produtos ou serviços que você oferece? Neste artigo, vamos explorar algumas formas eficazes de saber se o cliente está satisfeito, entender o que você pode fazer para melhorar ainda mais a experiência deles com sua empresa e, principalmente, como a Solvis te ajuda nessa tarefa!
Uma das maneiras mais diretas de saber se o cliente está satisfeito é através de pesquisas. Questionários simples e diretos, solicitando feedback sobre a experiência de compra, a qualidade do produto e o atendimento ao cliente, são o melhor caminho.
A Solvis é especialista em pesquisa e fornece soluções para coletar a opinião dos seus clientes em diversos canais:
Solução ideal para pesquisas de satisfação no momento da compra.
-Colete feedbacks no momento exato da experiência,
-Gestão completa em único sistema e relatórios completos para melhor tomada de decisão.
– Ative as principais métricas de pesquisa como NPS®, Csat e CES
A solução eficaz para aplicar pesquisas com confiança e maximizar o potencial dos seus dados.
-Versatilidade para entender seu cliente em cada touchpoint dele com a empresa.
-Implemente pesquisas no seu app, website ou disparos de mailing
-Monitore diferentes etapas da jornada com diferentes links
Solução de pesquisa versátil para aplicar em diversos pontos da jornada do cliente.
-Incorpore a pesquisa em materiais gráficos, como embalagens, flyers, e cartazes.
-Inove na maneira de conhecer a opinião dos seus clientes
-Adesivos personalizados com a identificação de cada ambiente para entender e aumentar a satisfação do seu cliente em cada local
Ideal para identificar e melhorar o atendimento de equipes ou áreas da empresa
-ponto de contato de fácil acesso, conectado a uma rede de dados crucial para a estratégia do negócio
-Incorpore um html à assinatura de cada colaborador para entender como está o atendimento e planejar ações individuais
Uma coisa é certa: se seu cliente dedicou tempo para escrever um comentário, mesmo que negativo, você deve agradecer. Comentários e feedbacks são importantes como oportunidades para melhorar seu negócio e reverter uma impressão negativa.
Monitorar esses comentários pode fornecer insights valiosos sobre a satisfação do cliente. Responda a críticas construtivas e use os elogios como incentivo para continuar oferecendo um excelente serviço.
Além disso, a busca ativa por comentários e feedbacks pode trazer muitas vantagens. Além de aplicar pesquisas com escalas de avaliação, a inclusão de perguntas abertas permite que os clientes expressem suas opiniões de maneira mais detalhada.
Essas perguntas podem fornecer insights valiosos sobre pontos específicos que você não considerou anteriormente. Por exemplo, “O que você mais gostou sobre o nosso produto/serviço?” ou “Quais sugestões você tem para melhorar nossa experiência?”
As soluções de pesquisa da Solvis oferecem a possibilidade do consumidor compartilhar feedbacks e comentários com facilidade, de forma anônima ou não, te ajudando a receber e catalogar estas informações com muito mais facilidade!
Após a compra, é importante realizar um follow up para saber qual a impressão do seu consumidor sobre a experiência. Questione sobre o processo de compra, a entrega, a qualidade do produto e se há algo que poderia ter sido melhorado.
Avaliar aspectos específicos da experiência é o que chamamos de microfeedbacks. Estas perguntas são ferramentas valiosas, porque tocam em pontos específicos da experiência e permitem identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria com mais precisão.
Essa abordagem mostra aos clientes que você valoriza a opinião deles e está disposto a fazer melhorias com base no feedback recebido.
Avaliação com base em métricas reconhecidas e padronizadas
Uma gestão eficaz se orienta por dados concretos e confiáveis. Por isso, é importante utilizar métodos adequados para avaliar aspectos importantes da experiência do seu cliente, já que monitorar a experiência do cliente com métricas validadas por cientistas e agir com base nestes dados é fundamental para atingir um crescimento saudável.
Aqui na Solvis, utilizamos as principais métricas para desenvolver pesquisas que te ajudam a avaliar a experiência dos seus clientes:
CSAT – Customer Satisfaction Score ou Pontuação de Satisfação do Consumidor
CES – Customer Effort Score ou Pontuação de esforço do Cliente
NPS – Net Promoter Score ou Pontuação de recomendação
Entender se seus clientes estão satisfeitos não é apenas crucial para manter um negócio bem-sucedido, mas também para melhorar continuamente e oferecer uma experiência excepcional. Utilizando uma combinação de pesquisas, análises de dados, feedback pós-compra e avaliações online, você pode obter uma visão completa do nível de satisfação do seu cliente.
A Solvis te ajuda a aplicar todas essas medidas e entender com profundidade os dados obtidos para transformar estas informações em decisões estratégicas. Fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre como aplicar estas medidas desde já!
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