• Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Seja Solver
  • Insights Lab
    • Blog
    • Cálculos de Amostragem
    • Cases de Sucesso
  • Segmentos
    • Solvis no Varejo
    • Solvis no Food
    • Solvis na Saúde
    • Solvis nas Franquias
    • Solvis nos Super e Hipermercados
    • Solvis no Facilities
    • Solvis nas Concessionárias
  • Soluções
    • Decisões Guiadas por Dados
    • Totem de Pesquisa Solvis
    • Pesquisa de Satisfação Online
    • Pesquisa por  QR Code
    • Pesquisa na Assinatura de E-mail
    • Retail Media no Totem
  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Seja Solver
  • Insights Lab
    • Blog
    • Cálculos de Amostragem
    • Cases de Sucesso
  • Segmentos
    • Solvis no Varejo
    • Solvis no Food
    • Solvis na Saúde
    • Solvis nas Franquias
    • Solvis nos Super e Hipermercados
    • Solvis no Facilities
    • Solvis nas Concessionárias
  • Soluções
    • Decisões Guiadas por Dados
    • Totem de Pesquisa Solvis
    • Pesquisa de Satisfação Online
    • Pesquisa por  QR Code
    • Pesquisa na Assinatura de E-mail
    • Retail Media no Totem
Contrate nossos serviços
  • 24 de fevereiro de 2021
  • Customer Experience, Dicas, Empreendedorismo

Pesquisa de satisfação: como calcular a amostragem de respostas?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Ao realizar uma pesquisa de satisfação, torna-se essencial descobrir o tamanho da amostra para obter resultados estatísticos. Em outras palavras, é preciso descobrir quantas respostas precisa ter na pesquisa e nesse momento entram os cálculos de amostragem.

Mas como descobrir a amostra ideal para coletar?  Este post vai te ajudar a entender como utilizá-la, respondendo algumas perguntas bem simples. Continue a leitura!

O que é amostragem?

Quando falamos de amostragem, uma frase muito famosa aqui na Solvis é: “você não precisa tomar a sopa inteira pra saber se está salgada; basta uma colher”. Portanto, se trata do ato de analisar uma parte do evento observado com o intuito de saber como a população se comporta, sem necessariamente analisar a população como um todo.

Da mesma forma, numa pesquisa de satisfação não é preciso obter a resposta de todos; uma parte das pessoas já é o suficiente. O importante é que essa amostra seja uma boa representação da população total.

Como calcular amostragem

Toda pesquisa precisa de um cálculo amostral para saber o número exato de amostra necessária e validar os dados. Para isso, é importante levar em consideração alguns pontos, como:

  1. População
  2. Margem de Erro
  3. Nível de Confiança

Qual é o tamanho da população?

A população é o público-alvo da pesquisa, ou seja, são todas as pessoas cuja opinião você gostaria de saber. Lá na calculadora, você deve inserir o número de pessoas que passaram no seu estabelecimento em um período de tempo (por dia, semana, mês, etc).

Por exemplo, se você possui um totem da Solvis, a população pode ser o número de pessoas que passam na sua loja ou restaurante. Se você utiliza a pesquisa online, pode ser o número de e-mails enviados com o link da pesquisa.

Se você já tem respostas na pesquisa, qual é a margem de erro?

Caso a sua empresa já tenha coletado uma amostra da opinião do público, o mais interessante é utilizar a calculadora de margem de erro, que vai dizer qual é a margem de erro da amostra existente.

A margem de erro representa quantos pontos percentuais a opinião real do seu público irá variar em relação às respostas obtidas com a amostra. Ou seja, quanto menor a margem de erro, maior é a qualidade dos resultados. Por convenção utilizamos 5%, mas você e sua empresa podem decidir qual é a margem aceitável ;)

Se a margem de erro estiver acima do aceitável, quer dizer que a sua amostra não é suficiente e você precisa coletar mais respostas.

Se você ainda não começou sua pesquisa, qual é a confiabilidade?

Agora, se você ainda não começou sua pesquisa, defina uma margem de erro e um nível de confiabilidade aceitáveis usando a calculadora de confiabilidade.

A confiabilidade é o grau de certeza de que o resultado representa toda a população, dentro da margem de erro estabelecida. Por convenção, utilizamos 90% de confiabilidade, mas repetimos: quem decide é você!

Por exemplo, estabelecendo margem de erro 5% e confiabilidade 90%: se a pesquisa mostra que os seus clientes têm 83% de satisfação, você tem 90% de certeza (confiabilidade) de que o resultado real está entre 83-5% e 83+5% (margem de erro).

Definindo esses dois parâmetros, você obtém a meta da quantidade de respostas ideal para sua pesquisa.

Qual a amostragem ideal para meu negócio?

Logo, se você possui várias lojas, cada unidade pode ter uma amostra ideal diferente das demais porque vai depender da população daquele estabelecimento. Uma loja com um maior fluxo de pessoas certamente precisa de mais respostas do que uma loja menor. Então, lembre-se que não é ideal definir uma meta única de respostas para toda a rede.

Agora que você já sabe como descobrir a quantidade ideal de respostas para sua pesquisa, conta pra gente: você está acima ou abaixo da meta? Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, fale com um de nossos especialistas em pesquisa!

Gostou do Conteúdo?

Agende uma
Demonstração

com a Solvis

Atingir a excelência na experiência de clientes é fundamental para qualquer
plano de negócios de sucesso.
Diante de um mercado que evolui constantemente, nós da Solvis oferecemos ferramentas e soluções inovadoras que impulsionam o desempenho das empresas.

Últimos artigos

Além da Satisfação: Explorando a Lealdade do Cliente

erá que seu cliente satisfeito é realmente fiel? Explore as 4 fases da fidelidade e os obstáculos para a lealdade,

Decifrando a Mente do Consumidor: Como Entender Suas Decisões

A compra é lógica? Descubra como emoções e atalhos mentais moldam as decisões do consumidor. Entenda os fatores que influenciam

Net Promoter Score (NPS) em Contextos B2B: O que deve ser diferente

Sua empresa B2B usa NPS? Veja o que muda para capturar a lealdade em contas estratégicas. Transforme dados em ações

Como estruturar um relatório de satisfação que realmente influencia decisões

Como Estruturar um Relatório de Satisfação que Realmente Influencia Decisões

Transforme seu relatório de satisfação em ações. Aprenda a usar storytelling com dados para criar análises que realmente guiam decisões.

=alt gerações

O Mapa das Gerações: Da Geração beta aos baby boomers

As gerações etárias carregam consigo complexidades diferentes. Enquanto algumas são caracterizadas pela natividade digital, outras preferem a tradição e têm

A Influência do Ambiente de Loja na Decisão de Compra

O Ambiente da loja pode ser um diferencial para se destacar e cativar o consumidor, influenciado a sua decisão de

O Impacto dos Colaboradores na Experiência do Cliente: Transformando Interações em Conexões Eficazes

Na atualidade, valorizar a experiência do cliente tornou-se uma prioridade para empresas de todos os tamanhos e setores. Não é

Benchmarking em Pesquisa de Satisfação

Ao utilizar indicadores de satisfação, muitas empresas se deparam com alguns questionamentos: “Como está meu NPS em relação a empresas

Ver mais artigos

Entre em contato com a Solvis

Contato
Facebook Linkedin Instagram Youtube

Acesso Rápido

A Solvis

Cases e Clientes

Blog

Sou Cliente

Fale com Especialista

Carreira Solvis

Política de Privacidade

Código de Conduta Ética e Política Anticorrupção

Acesso Rápido

Decisões Guiadas por Dados

Totem de Pesquisa

Pesquisa Online

Pesquisa com QR Code

Pesquisa na Assinatura De E-mail

Retail Media no Totem

Contatos

Comercial

  • (41) 3891-1800 (Opção 1)
  • (41) 3542-2133
  • (41) 3044-7657
  • [email protected]

Suporte

  • (41) 3891-1800 (Opção 4)
  • [email protected]

Pesquisa

  • (41) 3891-1800 (Opção 2)
  • [email protected]