Neste artigo apontaremos quais os impactos que as mulheres causam na Customer Experience e como você pode usar isso a favor do seu negócio.

Em outro momento, nenhuma decisão da casa era tomada somente pelas mulheres, hoje além de ter um papel determinante na hora de decidir a compra de um empreendimento, elas estão complementando a renda do casal para o financiamento ou comprando sozinhas seu próprio imóvel.

Dia 8 de Março é o dia Internacional das Mulheres, consumidoras detalhistas, e que desejam mudanças significativas em como são atendidas nos estabelecimentos,  este artigo possui um chamado de alerta para empreendimentos que ainda não perceberam o poder de consumo das mulheres  e qual o melhor caminho para satisfazer compradoras exigentes.

Elas não são mais coadjuvantes na hora da compra. Um dado bem interessante para comprovar isto é sobre os financiamentos concedidos pela Caixa Econômica Federal que em 2014 as mulheres representavam 37% dos contratos de financiamento concedidos pela instituição.

Essas mudanças de comportamento acontecem porque as mulheres participam muito mais do processo de compra, elas são pesquisadoras natas, além de serem mais pacientes e observadoras do que os homens em geral, isso levou a mulher a ganhar cada vez mais poder de decisão na compra.

Mas isso só foi possível graças à luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Portanto, é de extrema importância entender os impactos que as mulheres causam na Customer Experience.

Toda essa influência e o poder de decisão de compra está diretamente ligado à independência financeira. 

O impacto do consumo feminino na Customer Expererience

Historicamente as mulheres lutam por seus direitos e o consumo feminino é um deles. A influência e o poder de decisão de compra está diretamente ligada a independência financeira.

A participação da mulheres nesse ponto cresce em igual proporção a esta independência, conquistada década após década.

E com a chegada do público feminino o impacto é positivo na economia brasileira com números crescente em diversos negócios que possuem as mulheres como público alvo. 

É importante ressaltar o quanto as mulheres são exigentes e prezam por boas experiências, diante disso muitas empresas, marcas e negócios precisam dar voz e encontrar pontos de melhorias para atender este novo consumidor no mercado.

O Customer Experience, em tradução livre, Experiência do cliente é um dos pontos que grandes marcas estão apostando para conseguir entender o novo comportamento do usuário que foi impactado com as consumidoras e sua jornada de compra.

Falando em jornada de compra, mais uma das características do público é que as mulheres querem exclusividade!

As empresas que desejam se manter fiéis ao seu público feminino precisam saber agradá-las, principalmente com vendedores que as tratem como se fossem únicas e com uma linguagem simples.

As mulheres valorizam brindes e acessórios extras nas compras, limpeza, organização e ambientes aconchegantes. É claro que nem toda loja pode ter toda essa estrutura, mas deve oferecer o básico, como um tratamento de exclusividade.

É indispensável que a empresa trate este público com personalidade, transparência e esteja próxima, porém, sem ser evasiva.

Mulheres como público alvo

Empresas que têm mulheres como público alvo precisam entender o perfil desse público. Assim, a interação com essas clientes se torna mais verdadeira e pode ser otimizada.

Como já falamos, tudo começou com a  conquista da independência financeira das mulheres, com isso tiveram muitos avanços, e o que teoricamente começou com o consumo baseado em utensílios para o lar, beleza  e estética.

São diversos os segmentos, como, automóveis, imóveis, móveis e decoração, financeiras, plano de saúde, e diversos outros que o poder de compra das mulheres têm impactado.

Portanto, se o seu público alvo são mulheres atente-se para alguns pontos para entregar a melhor experiência:

1 – Entenda o perfil dos seus clientes

Mulheres ou homens? Adultos ou crianças? Como entender quais são os clientes?

Através de pesquisas realizadas com clientes reais, a empresa passa a entender qual seu público alvo e reconhecer o perfil do cliente ideal.

Em outras palavras, colocar o cliente no centro das estratégias, escutá-lo e envolver todo o time nessas ações é o que fará entregar melhores resultados. É responsabilidade de todos na empresa aplicar o Customer Experience.

2 – Escute seu público

Para determinar se sua estratégia de vendas funciona, se os clientes estão satisfeitos ou até mesmo lançar um produto, é preciso saber se a experiência que você oferece é de fato positiva ou negativa.

Eventualmente, a melhor forma de escutar seu público é através de pesquisas de satisfação, assim é possível medir a satisfação e entender a experiência que os clientes possuem no e-commerce durante ou após a compra. 

Na loja física também é possível saber a opinião a respeito de um produto específico, atendimento ou até mesmo sobre a limpeza do ambiente, através da implementação de totens de pesquisa.

3 – Treine sua equipe

Parece algo simples, entretanto, a forma como os colaboradores se comunicam com clientes pode ser crucial para o sucesso do negócio.

Cada cliente tem suas particularidades e uma equipe bem treinada é capaz de lidar melhor em situações relativamente complicadas. Afinal, lidar com o público sempre é um desafio e requer inteligência emocional, técnicas de comunicação e estratégias fáceis de serem adotadas. 

A equipe de atendimento por exemplo, precisa lidar com as diferentes situações no atendimento e, principalmente, com os clientes insatisfeitos ou nervosos.

Perfil de mulheres consumidoras

Cada consumidor têm seu perfil, então listamos aqui para você alguns dados importantes para ajudar o seu negócio a compreender o público e até mesmo desenhar estratégias para atender melhor as consumidoras brasileiras.

  • 46% dos lares brasileiros têm mulheres como principais responsáveis pelas decisões familiares.
  • 64,8% das brasileiras entrevistadas em estudos já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais.
  • 3 em cada 5 mulheres brasileiras dizem ter uma vida financeira organizada.
  • 52,6% costumam fazer avaliações ou comentários na internet sobre os produtos que compram.
Fonte: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Como usar a Customer Experience para atrair mulheres consumidoras?

Em momentos desafiadores, o consumidor investe na marca em que confia, isso se aplica as mulheres principalmente.

Confiança é um valor que as mulheres prezam na hora de tomar uma decisão de compra, por isso elas estão cada vez mais conectadas em sites de reclamações, exploraram o conceito de unboxing experience em redes sociais, buscam opinião de outras pessoas.

Uma informação muito importante sobre as mulheres, elas também possuem grande influência no consumo de outras pessoas, uma vez que 85% delas indicam produtos para amigos e familiares. As mulheres priorizam o seu consumo, afinal como você viu nos dados que trouxemos, a grande maioria possui uma vida financeira organizada então a priorização possui foco em economizar.

A presença feminina está em todos os lugares, portanto, faça uma análise do seu público, treine sua equipe e escute seus clientes. Eventualmente, você descobrirá como usar a customer experience para atrair mulheres ou o seu perfil ideal de clientes.