O marketing digital surgiu com ideias inovadoras para transformar a forma de produção e de consumo, e além de ajudar empresas a atrair novas pessoas, ele também ajuda a fidelizar cliente do seu negócio.

Muitos empreendedores acham que após a venda do seu produto ou serviço, todo o trabalho da empresa está pronto e eles não precisam fazer mais nada, um grande engano.

Preparamos um artigo falando sobre como é importante investir na fidelização dos seus clientes, se você não sabe o que é isso, não se preocupe.

Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre fidelização e dicas práticas para te ajudar neste processo.

O que significa fidelização de clientes?

Fidelizar clientela nada mais é do que tornar aquele cliente um personagem fiel e ativo dentro da sua marca, ou seja, uma pessoa que irá sempre interagir, comprar e recomendar a sua marca.

Muitas pessoas acham que atrair novos clientes é a parte mais importante dentro da divulgação de sua marca, e acabam esquecendo da fidelização dos clientes que já existem e que podem ajudar ainda mais a sua empresa.

Vamos supor que um cliente adquiriu uma dedetização de cozinha industrial com a sua empresa e o serviço foi incrível, o cliente adorou.

Ao invés de investir rios de dinheiro com divulgação, você pode incentivar este cliente a divulgar o seu serviço para seus amigos.

Esse é um dos pontos mais benefícios da fidelização do cliente, ele acaba ajudando a sua marca a chegar em mais pessoas do que você imagina.

Se o amigo do seu cliente estiver precisando do seu produto ou serviço, ele estará lá para recomendá-lo.

Fidelizar clientes é algo mais econômico se comparado com o CAC, que é o custo de aquisição de cliente, ou seja, o valor que você gasta para adquirir um novo cliente é muito maior que o que você gasta para fidelizar um cliente que já existe.

Dicas para fidelizar seus clientes

A fidelização pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é mais simples do que se pensa. Selecionamos dicas simples e práticas para te ajudar.

  • Atenda o cliente com excelência

Um bom atendimento faz toda a diferença durante a experiência de compra do seu clientes, por isso, investir em uma equipe preparada, paciente e gentil fará com que o seu cliente se sinta acolhido e importante para a sua marca.

Se um cliente ligar em uma central para tirar suas dúvidas sobre os moldes de plástico que ele viu no site da marca ou até mesmo para realizar uma troca e é atendido de forma grosseira, as chances dele recomendar a sua marca provavelmente serão nulas.

Por isso, treine bem a sua equipe de atendimento para oferecer a melhor experiência ao seu clientes, fazendo-o enxergar a importância que tem para o seu negócio e como tê-lo por perto faz toda a diferença.

  • Foque na sua persona

Se você ainda não traçou a persona do seu negócio, já passou da hora.

Muitas pessoas ainda confundem persona com público-alvo, então vamos dar um breve resumo sobre eles para você entender a diferença.

Público-alvo é quando pegamos várias pessoas com as mesmas características e interesses e colocamos elas dentro de um grupo específico.

Por exemplo, você achou dez pessoas que estão interessadas em saber quais os tipos de licenciamento Microsoft, esse é seu público-alvo.

Já a persona é quando focamos na individualidade de cada pessoa que está interessada no seu produto ou serviço.

Não é sobre colocar um grupo de pessoas dentro de uma bolha, mas é sobre entender os desejos de cada uma delas e atendê-los da melhor forma.

Por isso, saber quem é a persona do seu negócio o ajudará a traçar estratégias e planejamento bem mais filtrados e objetivos. Assim, você começa a atrair e fidelizar clientela de forma correta.

  • Crie programas de fidelidade

Essa também é uma ótima dica para manter seus clientes ainda mais envolvidos com a sua marca, programas de fidelidade fazem com que esses clientes consumam ainda mais de você e recomendem o seu serviço.

Se você possui um clientes que já consumiu outros serviços de você e agora está a procura do preço médio de desratização, você pode oferecer 30% de desconto para ele.

Se for a primeira vez deste cliente na sua loja, você pode oferecer esse desconto caso ele indique a sua marca para um amigo.

Programas como esses fazem o seu cliente criar expectativas dentro da sua marca que serão suprimidas por meio do esforço e desempenho dele como clientes, isso os incentiva a estar sempre por perto e por dentro de tudo o que envolve a sua marca.

  • Dê tratamento VIP para clientes fiéis

Quem não gosta de receber um pequeno arado ou brinde de vez em quando? E o seu cliente não fica fora disso, tratá-los bem é fundamental para a imagem da sua marca perante eles.

Por isso, ter um atendimento VIP e personalizado para clientes que já adquirem de você já há bastante tempo os mostra como a sua presença é crucial para o desenvolvimento da marca.

Se você trabalha com aluguéis de carros, pode oferecer um desconto em carro para PCD ou até mesmo uma diária gratuita em um desses carros.

Além de brindes, promoções e cupons para incentivar esse cliente a adquirir outros produtos da sua marca e indicá-los para o seu grupo de amigos e conhecidos.

  • Saiba qual a opinião do seu cliente

Nada melhor do que um bom feedback para fazê-lo entender como está indo o atendimento da sua empresa e o que pode ser melhorado.

Por isso, é sempre importante saber qual a opinião do seu cliente após a compra do seu produto ou após algum atendimento específico que ele precisou ter com a sua equipe.

Caso você trabalhe com um consórcio de carros usados, pode perguntar ao seu cliente o que ele achou dos produtos, do atendimento presencial ou telefônico e do processo de compra.

Mostrar que a opinião do seu cliente é importante para a empresa faz com que ele se sinta importante para o desenvolvimento da sua marca e do seu atendimento, fazendo-o continuar por perto bom bastante tempo.

  • Esteja presente após a compra

Muitos acham que após o momento da compra já está tudo certo e não é preciso mais se preocupar com o consumidor, é neste exato momento que a empresa perde a oportunidade de fidelizar clientela.

Uma boa dica dentro deste quesito é utilizar o conceito de inbound marketing, uma estratégia que ajuda e muito na hora de fidelizar seus clientes.

Ele se baseia em quatro pilares:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

Quando falamos de atrair, é sobre trazer o maior número de pessoas para conhecer a sua marca e o seu trabalho.

Já converter é transformar essas pessoas em leads, ou seja, possíveis clientes que já estão começando a considerar a compra do seu produto.

O momento da venda é o mais esperado pela empresa, e onde muitos acham que é o fim da jornada do cliente junto a marca, e é aí que entra o quarto e mais importante ponto.

Encantar significa continuar se relacionando com esses clientes mesmo após a compra, mostrando como ele é importante para a sua marca e como a sua presença faz toda a diferença.

Manter essa comunicação pode fazer com que ele continue adquirindo outros produtos da sua marca ou conhecendo outros serviços seus como uma reciclagem de componentes eletrônicos, por exemplo.

Por isso, mantenha um contato com o seu cliente para fidelizá-lo a sua empresa e mostrar que ele é quem permite a sua marca chegar aonde você pretende.

  • Agradeça e reconheça o cliente

Agradecer e reconhecer a importância do seu clientes vai muito além de só falar um obrigado ou como ele é importante para a sua empresa, mas é demonstrar isso com atitudes e ações.

Você pode, por exemplo, enviar e-mail ou mensagens em datas especiais, lembrá-lo de serviços ou produtos que ele chegou a ver no seu site ou até mesmo recomendá-los algum profissional como um cirurgião plástico de confiança.

Isso, além de criar um relacionamento com o seu clientes, mostra como você se importa com ele e reconhece o esforço e desempenho dele para ajudar a sua marca a crescer.

Ter o reconhecimento merecido faz toda a diferença na produtividade de qualquer pessoa, e com o seu cliente não é diferente.

Benefícios da fidelização dos clientes

Além de alguns benefícios que já citamos nos tópicos anteriores, fidelizar clientela pode trazer ainda mais pontos positivos, como:

  • Negócios contínuos;
  • Oportunidades de vendas cruzadas;
  • Marketing boca a boca;
  • Melhor competitividade;
  • Mais flexibilidade;
  • Maior economia e receita.

Considerações finais

Se lembre que muito além de lidar com números ou vendas, você está lidando com pessoas.

Portanto, antes de ser um empresário ou empreendedor, seja humano com empatia e generosidade para entender o seu cliente.

Estude bastante e deixe a sua equipe pronta para qualquer desafio, dessa forma, você estará pronto para enfrentar o que der e vier e fornecer uma experiência única de atendimento aos seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.