Eles buscam experiência de compra omnicanal, são menos fieis a marcas, poupam enquanto se permitem alguns presentes e se preocupam…
Data-driven significa literalmente “orientado por dados” e é um adjetivo usado para descrever processos que utilizam dados concretos e confiáveis como ponto de partida. Data-driven não é algo que se tem, é algo que se é e uma forma de agir no dia-a-dia e na tomada de decisões.
O termo tem sua origem na ciência de dados, uma área de estudo multidisciplinar que envolve o uso do método científico, processos, sistemas e algoritmos para extrair conhecimento a partir de dados. Para isso, são usadas ferramentas de big data, machine learning e inteligência artificial.
A metodologia data-driven pode ser utilizada em diversas áreas e nichos. No mundo empresarial, significa administrar a organização e tomar decisões com base no uso inteligente de dados e na coleta e análise de informações confiáveis ao invés de contar apenas com a intuição.
Acima de tudo, uma empresa que segue um modelo data-driven está muito mais propensa a um crescimento saudável e obtém vantagem competitiva sobre as demais. Um relatório publicado pela Forrester apontou que as empresas data-driven possuem um crescimento anual de mais de 30%! Outro relatório, publicado pela Tableau, determinou que 8 a cada 10 empresas que adotam este modelo reconhecem que o uso inteligente de dados ofereceu alguma vantagem crítica desde o início da pandemia.
Além de auxiliar a tomar decisões mais assertivas de forma segura, a cultura data-driven também traz outras vantagens para sua empresa:
Usando os dados de forma inteligente desde a fase da coleta até o armazenamento e análise, uma empresa data-driven consegue reconhecer certos padrões e estar preparada para aproveitar as tendências e corrigir os erros diagnosticados.
Quando as decisões são tomadas com base em dados, os colaboradores possuem mais embasamento para agir de maneira autônoma e independente.
Aumento nas vendas e faturamento:
A metodologia data-driven possibilita compreender melhor o comportamento do consumidor e a jornada de compra, além de oferecer uma visão completa do processo e do funil de vendas. Desta forma, equipes como vendas e marketing pode ser muito mais certeiras e eficientes em suas estratégias.
Adotando comportamentos data-driven você consegue entender melhor as necessidades do seu cliente, logo é capaz também de atender a estas demandas de forma mais eficiente.
A Solvis está aqui para te ajudar a obter dados e interpretá-los de maneira eficaz para transformar a experiência dos seus clientes! Implemente pesquisas e mensure a satisfação do cliente com a sua empresa em cada ponto da jornada!
Saiba mais sobre nossas soluções e converse com o nosso time de especialistas para desenhar a melhor abordagem para o seu negócio e dar os primeiros passos na sua jornada data-driven!
Eles buscam experiência de compra omnicanal, são menos fieis a marcas, poupam enquanto se permitem alguns presentes e se preocupam…
No mundo acelerado dos negócios, a capacidade de extrair insights significativos de dados é crucial para tomar decisões estratégicas e…
Eles buscam experiência de compra omnicanal, são menos fieis a marcas, poupam enquanto se permitem alguns presentes e se preocupam…
De olho no futuro! A importância da análise preditiva na satisfação do cliente No cenário atual, em que a experiência…
Vivemos na era dos dados e, por esse motivo, já estamos acostumados a responder inúmeras pesquisas. Esse aumento do volume…
Um framework, ou estrutura metodológica, é um conjunto organizado de conceitos e práticas que servem como referência para solucionar problemas…