Em algumas situações, o local de refeição coletiva  é relevante e pode trazer conforto aos funcionários da empresa e promover a circulação de valores no mercado, já que a maioria das empresas que oferecem esse tipo de serviço é terceirizada. Entretanto, entre a entrega de um produto e a efetiva satisfação do cliente/usuário do serviço existe um longo caminho a seguir.

A forma mais fácil de uma empresa entender o que está agradando ou desagradando seu público é através da aplicação de pesquisas de opinião. No caso das empresas de refeição para grupos de pessoas, graças aos requisitos que precisa preencher, esse tipo de feedback se torna ainda mais importante. Mas por quê?

Continue lendo este texto e entenda por que aplicar pesquisas de satisfação em empresas de refeição coletiva.

O que é uma empresa de refeição coletiva?

As empresas de refeição coletiva são conhecidas por atender às necessidades alimentares de times no meio empresarial. O ambiente corporativo é estressante e muitas vezes o excesso de atividades e sobrecarga de horas de trabalho prejudica a alimentação dos trabalhadores e líderes.

E atender às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é apenas parte da rotina de uma empresa de refeições coletivas. Desde o preparo dos alimentos, até a entrega, essas empresas devem se atentar à estrutura utilizada, condicionamento dos alimentos e distribuição.

A relação entre alimentação e produtividade

Se você presta esse tipo de serviço, sabe que a produtividade de um grupo de funcionários se relaciona totalmente com a alimentação. Quando a alimentação é inadequada, pouco nutritiva ou extremamente calórica, a tendência é a queda de produtividade do trabalhador. Além disso, com a alimentação inadequada as pessoas tendem a ficar com o sistema imunológico prejudicado – o que abre brechas para doenças.

Alimentos com muito açúcar, sal ou extremamente gordurosos tendem a afetar desde o humor até o comportamento das pessoas e isso reflete no ambiente de trabalho. Dessa forma, fica claro que as refeições coletivas representam um investimento na qualidade de vida e produtividade de um time operacional e de gestores.

Quais as vantagens de contratar uma empresa de refeição coletiva?

Quem trabalha com refeições coletivas compreende a importância de uma alimentação de qualidade. Mais que isso, a empresa de refeições coletivas atende aos requisitos sanitários exigidos por lei e pelas agências reguladoras (tanto a ANVISA quanto locais) e garante, acima de tudo: segurança alimentar.

A padronização das refeições também é uma das muitas vantagens. Ao terceirizar esse tipo de serviço, o contratante terá a garantia de que todos os dias haverá qualidade, nutrição e preparo adequado dos alimentos.

Esse tipo de padronização se dá graças à mão de obra especializada. Com uma equipe especializada cuidando das refeições da equipe, sobra mais tempo para os gestores focarem no que realmente importa: a gestão das atividades fim da empresa.

Mas se você é gestor de uma empresa de refeições coletivas, precisa estar atento à qualidade dos serviços prestados para que a satisfação do cliente continue alinhada às expectativas do prestador de serviço. E uma das melhores formas de saber a opinião do cliente é através de uma pesquisa de satisfação.

O que é uma pesquisa de satisfação?

Como o próprio nome diz, a pesquisa de satisfação serve para o empresário saber se a freguesia está satisfeita com o trabalho que vem sendo prestado. Esse tipo de consulta faz parte de estratégias aplicadas por empresas que desejam aprimorar seus negócios. Muitas vezes, a rotina torna certas atividades automáticas a ponto de os líderes não conseguirem identificar pontos a serem melhorados.

Através da pesquisa, têm-se acesso a dados, avaliações e opiniões que permitem o aprimoramento dos serviços de refeição coletiva e a consolidação de técnicas que vêm sendo bem aplicadas.

Qual a importância desse tipo de pesquisa?

A pesquisa de satisfação permite que o aplicador conheça o perfil do cliente. No caso das empresas de refeição coletiva, o contratante – os empregadores – estão preocupados com a alimentação de seus colaboradores. Nesse caso, tanto o empresário quanto os funcionários são termômetros do trabalho prestado.

Esse tipo de estratégia também permite que as empresas de refeições coletivas consigam cuidar da reputação de sua marca. A depender do caso, o serviço pode estar sendo prestado com qualidade, entretanto, a forma como o público enxerga a sua marca ainda prejudica o seu alcance e prejudica a escalada do seu negócio.

Por que aplicar pesquisas de satisfação em empresas de refeição coletiva?

A aplicação de uma pesquisa de satisfação vai depender da situação em que a sua empresa se encontra. Qualquer tipo de interação com o cliente pode motivar a aplicação de uma pesquisa.

Hoje, é comum que os clientes entrem em contato pelos canais virtuais, o que também facilita a aplicação de pesquisas já que existem inúmeras plataformas online práticas para esse tipo de contato.

Existem momentos diferentes para aplicação da pesquisa de satisfação, entre elas:

  • Logo após o primeiro atendimento;
  • Ao final da assinatura do contrato;
  • Após a prestação de serviços pelo período determinado;
  • Diária, contínua.

Como mencionamos, tudo irá depender do momento em que a empresa se encontra e o que se deseja alcançar através dos dados que serão fornecidos pelos clientes.

Benefícios da pesquisa de satisfação em uma empresa de refeição coletiva

O ato de se alimentar é parte importante da vida de qualquer pessoa, por isso, após uma refeição coletiva, todo mundo tem uma opinião para dar. E como empresário, conhecer os gostos, interesses e insatisfações do freguês torna mais fácil a fidelização do cliente. Melhorar o desempenho da sua empresa pode estar dependendo da forma como você se relaciona com seus clientes.

A assertividade faz parte de uma empresa com bom desempenho e isso se reflete em seus formulários de pesquisa de satisfação. Quando a pesquisa respeita o momento do cliente naquela relação de consumo, se torna fácil fazer as perguntas certas e economizar tempo no alinhamento de expectativas.

A aplicação de pesquisa de satisfação faz parte de um negócio de sucesso

Para saber sobre como utilizar essa estratégia na sua empresa, conte com a Solvis, Desde 2.001 entregando as melhores soluções em pesquisa de satisfação.