
Na atualidade, valorizar a experiência do cliente tornou-se uma prioridade para empresas de todos os tamanhos e setores. Não é...
O varejo é um setor altamente competitivo, onde as empresas buscam constantemente maneiras de aprimorar a experiência dos clientes para atrair e fidelizar consumidores.
Mas, afinal, por onde começar? Adotar novas estratégias exige pensamento crítico e cautela, por isso o ideal é sempre agir com base em dados.
Analisar e agir com base em dados é um pensamento que vem da metodologia data-driven, que já foi assunto por aqui em outra ocasião.
“Data-driven significa literalmente “orientado por dados” e é um adjetivo usado para descrever processos que utilizam dados concretos e confiáveis como ponto de partida. Data-driven não é algo que se tem, é algo que se é e também uma forma de agir no dia-a-dia e na tomada de decisões.
O termo tem sua origem na ciência de dados, uma área de estudo multidisciplinar que envolve o uso do método científico, processos, sistemas e algoritmos para extrair conhecimento a partir de dados. Para isso, são usadas ferramentas de big data, machine learning e inteligência artificial.“
Aplicada ao mundo empresarial, essa forma de pensar consiste em buscar administrar a organização e tomar decisões com base no uso inteligente de dados e na coleta e análise de informações confiáveis ao invés de contar apenas com a intuição.
Hoje, com o crescente volume de informações, os diversos avanços tecnológicos e com soluções multicanal como as oferecidas pela Solvis, tornou-se muito mais fácil e cômodo para empresas possuírem à sua disposição opções para coleta, processamento e interpretação de dados de maneira eficiente.
Fazer uso dessas ferramentas leva seu negócio mais longe e pode ajudar (e muito) a melhorar a experiência do seu cliente:
Ouvir o cliente é o primeiro passo para compreendê-lo. Conhecer seus hábitos, preferências, insatisfações e sua relação com a sua marca permite entender melhor o comportamento do cliente. Essa compreensão permite identificar padrões, antecipar necessidades e personalizar a experiência, tornando o processo de compra mais intuitivo e agradável.
Depois de conhecer o cliente a fundo, chega o momento de colocar em prática o que aprendeu. Com base nos dados coletados, as empresas conseguem entender melhor as necessidades dos clientes, logo estão preparadas para atender a estas demandas de forma mais eficiente. Isso cria uma experiência de compra altamente personalizada, aumentando as chances de fidelização.
A análise de dados também pode ser aplicada na melhoria da experiência dos clientes nas lojas físicas. Por exemplo, feedbacks pontuais sobre a estrutura das lojas, disponibilidade de produtos, atendimento ou outros aspectos permitem tomar ações mais direcionadas e oferecer soluções certeiras.
Finalmente, no pós-venda os dados obtidos também são valiosos! Seu time de atendimento pode se valer das análises realizadas para ser mais eficiente no trato com os clientes, conhecendo os problemas mais comuns, adiantando soluções e conhecendo a melhor forma de lidar com cada um. Medidas como essas, além de poupar seu time de realizar tarefas redobradas, ainda pode reduzir o tempo de espera e melhorar a satisfação geral do cliente.
A Solvis está aqui para te ajudar a obter dados e interpretá-los de maneira eficaz para transformar a experiência dos seus clientes! Assim você compreende melhor seus clientes, personaliza a experiência, otimiza suas operações e oferece um atendimento mais eficiente e satisfatório.
Implemente pesquisas e mensure a satisfação do cliente com a sua empresa em cada ponto da jornada para obter vantagens estratégicas e se destacar em um mercado competitivo para cativar seus clientes.
Saiba mais sobre nossas soluções e converse com o nosso time de especialistas para desenhar a melhor abordagem para o seu negócio e dar os primeiros passos na sua jornada de coleta, análise e ações orientadas a dados!
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