As datas comemorativas são essenciais para diversas empresas, bem como mercados, lojas, restaurantes e afins. Nestas ocasiões especiais as vendas começam a aumentar e muitas vezes por falta de processos, qualificações e estratégias, a qualidade do atendimento ou serviço pode vir a deixar a desejar.

Pensando nesta dificuldade que afronta diversos nichos, preparei este artigo no qual pode ajudar o seu negócio a manter as coisas em ordem mesmo em períodos agitados como: Páscoa, dia das mães, Natal e etc.

Quais datas comemorativas com mais vendas?

Abaixo deixamos listados as datas de maiores sazonalidades e vendas e quais produtos são os mais adquiridos, confira:

  • Páscoa (Abril): chocolates, colombas, peixes, decorações, cestas e afins.
  • Feriado de dia das mães (Maio): chocolate/doces, flores, Calçados no geral, perfumes, acessórios, cestas e afins
  • Dia dos Namorados (Junho):  flores, chocolates, café da manhã, kits de cosméticos, pelúcia…
  • Comemoração de dia dos Pais (Agosto): relógio, caneca, perfume, camisetas, kit cerveja, carteira e afins.
  • Dia das Crianças (Outubro): roupas, brinquedos, calçados, games e doces…
  • Black Friday (Novembro): roupas, calçados e eletrodomésticos.
  • Natal (Dezembro): Alimentos, bebidas, eletrodomésticos, decoração, brinquedos, perfumes, roupas e livros…

O que fazer para garantir a satisfação em datas comemorativas?

Essa é uma pergunta questionada com frequência, portanto, preste muita atenção nas dicas que iremos mencionar abaixo:

Planeje as ações com antecedência

Antes de definir qualquer ação ou estrutura de como irá atender o seu cliente em datas que a sazonalidade aumenta o fluxo de vendas, você deve prestar muita atenção aos detalhes, para desenvolver um bom planejamento.

É no planejamento que você cuidará do estoque dos seus produtos, mapeando para que nada falte. Também você pode planejar campanhas e ações com promoções assertivas para atração de novos clientes. 

Construa processos:

Uma empresa sem processo é uma empresa sem ordem, processos são tão importantes quando escovar os dentes todos os dias, é por meio deles que os seus colaboradores devem se basear para que tudo flua de maneira mais leve e ágil. 

Além disso, eles são extremamente importantes como forma de prevenção a um problema, Quando não há processo definido, as empresas se tornam reativas em frente a um problema, não sabendo como lidar com determinada circunstância.

Como definir estes processos?

Primeiramente você deve mapear tudo o que já é feito na empresa e tudo que pode ser observado como ponto de atenção para definição de um novo formato, monitorando todas as atividades. 

Em seguida você deve descrever tudo isso em um local, analisando e correlacionando diversas operações dentro da empresa.

Por fim, você deve comunicar os processos aos seus colaboradores, de forma que fique visível para todos, tendo total acesso e entendimento. Você também deve esclarecer todas as dúvidas dos colaboradores.

Treinamento para os colaboradores

Após a definição dos processos, é muito essencial ter em mente que seus colaboradores devem ser treinados.

É ali que o colaborador compreenderá melhor como oferecer a melhor experiência aos clientes. 

É importante que nesses treinamentos o funcionário se sinta motivado, aliás, não é possível oferecer um atendimento qualificado se os próprios colaboradores não se sentem motivados de estar lá.

Garanta uma experiência especial

Em datas comemorativas as pessoas estão propensas a comprar mais. Portanto, é essencial que neste momento de atração de novos clientes, você deixe uma boa impressão, oferecendo práticas de customer experience.

Nessas épocas do ano, é necessário ser ágil e assertivo no atendimento ao cliente. Uma demora no processo, pode acabar comprometendo toda a experiência do consumidor.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação servem para compreender se o seu cliente obteve uma experiência ou atendimento qualificado. Esta etapa é muito importante para o seu negócio, pois, terá uma análise ampla sobre o que não está sendo feito corretamente e o que pode melhorar.

Existe uma infinidade de soluções para diferentes negócios, como: pesquisas online, pesquisas via QR code, totens de pesquisas. Tudo irá depender do seu objetivo e problema.

Não esqueça do pós-vendas após as datas comemorativas

Como a sua empresa lida com o cliente após a compra, diz muito sobre o cuidado com o consumidor. Por isso, após a aquisição dos produtos ou serviços, não deixe de elaborar estratégias na jornada do seu cliente para conquistá-los e futuramente fidelizá-los.

Portanto, você deve criar relacionamento com os seus clientes, seja ela via SMS, e-mail, cartas etc… basta compreender onde o seu consumidor está e onde ele prefere receber seus comunicados.

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Sobre a Solvis

Desde 2001 desenvolvemos soluções para conectar clientes e empresas. Por meio de pesquisas de satisfação, auxiliamos outros negócios a aprimorarem seus serviços e produtos. Confira o nosso site ou fale com um especialista para saber mais sobre as nossas soluções em pesquisas de satisfação multicanal.