Sabia que os insights vindos da pesquisa de satisfação podem gerar resultados incríveis para o seu negócio? Essas informações são muito relevantes para desenvolver estratégias eficientes de retenção e atração de clientes.

Nesse quesito, podemos encontrar dois problemas principais: ou as empresas não sabem como levantar dados ou não entendem o que fazer com eles. Bem, para a primeira questão, a ideia básica é implementar soluções de coleta de feedbacks, por totem, QR Code e pesquisas online. Para o segundo caso, daremos as respostas neste artigo.

Você vai conferir aqui pelo menos 5 insights que podem ser gerados pelas pesquisas de satisfação. Entenda melhor o que fazer com as respostas dadas e o que elas revelam sobre seu negócio!

Confira 5 insights vindos da pesquisa de satisfação

Percepção sobre a agilidade no atendimento

É claro que todo cliente deseja um atendimento ágil e de qualidade. Mas a percepção do que é rápido ou demorado pode ser muito subjetiva dependendo do perfil do público, da atividade e do que é praticado no mercado.

Uma simples pergunta pode ajudar você a extrair essa impressão. Por exemplo, em uma pesquisa de satisfação, experimente questionar o usuário desta forma: “Escolha a opção que mais define a velocidade em que te atendemos”.

  1. Extremamente ágil.
  2. Muito ágil.
  3. Dentro da normalidade.
  4. Demorado.
  5. Muito demorado.

É claro que essas questões podem ser adaptadas. O importante é tentar entender se, na visão do cliente, o tempo de atendimento está confortável ou não. Quanto mais ágil, melhor, sem deixar de lado a qualidade, é claro. Se estiver acima dos seus concorrentes, você garante um encantamento que pode atrair mais clientes ao seu negócio.

Qualidade geral no atendimento ao cliente

Outro insight que você pode gerar está relacionado à percepção geral que o cliente tem da sua marca. Por exemplo, numa escala de 0 a 10, como você avalia a qualidade do nosso atendimento?

Uma ajudinha dos promoters

Os promotores, ou prosumers, são facilmente identificáveis por meio de pesquisas de satisfação. Afinal, sua afinidade com a marca os motiva a participar desse tipo de campanha, contribuindo para o crescimento da empresa.

Assim, tente identificar essas pessoas e entender o que mais as atrai aos seus serviços e produtos. Mas como identificá-los?

Uma das formas mais fáceis de buscar esse público é por meio de uma pergunta direta, como: “Quais as chances de você recomendar nossos serviços/produtos para outra pessoa?”. Esse questionamento é a base para o Net Promoter Score (NPS), no qual o cliente seleciona respostas em uma escala de 0 a 10:

  • 0 a 6 são os detratores;
  • 7 a 8 são passivos;
  • 9 e 10 são promotores.

Ajustes na precificação

Precificação é sempre um assunto delicado. Existem diversos cálculos que podem ajudar sua empresa a chegar a um valor mais acertado. Mas nem sempre essa forma objetiva de chegar a um preço resulta em uma quantia “justa” aos olhos do consumidor.

Pesquisas de satisfação podem também ajudá-lo a gerar insights nessa área. Nesse caso, você pode experimentar uma pergunta de seleção múltipla, em que o cliente pode selecionar duas ou mais opções que descrevem seu negócio. Então, você pode inserir alternativas relacionadas a “muito caro” e “bom e barato”, por exemplo.

Necessidade de treinamento de funcionários

Outro insight está ligado às habilidades dos funcionários no atendimento ao cliente. Feedbacks negativos podem surgir quanto seus colaboradores precisam desenvolver alguns aspectos para melhorar a interação com o público. Que tal então iniciar um treinamento com sua equipe?

Entenda a importância das pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são ferramentas muito importantes que servem como um termômetro de como seu público enxerga sua marca. As respostas podem revelar necessidades emergenciais para ajustes, ou simplesmente indicar aspectos que podem receber um foco maior.

Os insights vindos da pesquisa de satisfação podem resultar em aprimoramentos importantes na experiência do usuário e no fortalecimento da sua marca no seu mercado de atuação. Então, não perca essa oportunidade e aproveite essas ideias para fazer seu negócio crescer!

Quer saber mais sobre QR Code e pesquisas online? Então, acesse nosso site e conheça nossas soluções!