Pesquisas de satisfação em consultórios médicos são essenciais, para que se avalie como está a qualidade do consultório e se estão realmente atendendo as necessidades dos pacientes nos mais variados níveis.

O objetivo das pesquisas de satisfação em consultórios médicos é o de apontar as mudanças necessárias a serem feitas no consultório, tendo em conta fatores humanos, as finanças bem como temas organizacionais.

Desse modo, as pesquisas de satisfação em consultórios médicos devem avaliar desde a eficácia dos serviços prestados pelos profissionais até a parte da gestão e sua metodologia.

Uma das reclamações mais comuns, detectadas em pesquisas de satisfação, são os atrasos. A falta de cumprimento do horário. No entanto, essa não deve ser a única questão tratada nos questionários.

Isto é, o questionário de satisfação tem que abarcar questões que envolvem toda a experiência do cliente em consultórios médicos, como:

  • As bases da organização (infraestrutura);
  • A diversidade de serviços oferecidos;
  • Movimentações de atendimentos;
  • Competência profissional etc.

Verificando-se todas essas questões nos questionários, fica muito mais claro, onde devem ser colocados esforços de melhoria para melhor atender ao cliente, satisfazendo suas necessidades concernentes ao serviço prestado.

É também, por essa verificação que se pode avaliar, se vale ou não a pena continuar com um serviço que tenha tido avaliação negativa. Além disso, podemos ver onde é necessário aplicar investimentos emergentes, etc.

Aliás, vale ressaltar, que além das dificuldades apontadas pela pesquisa de satisfação, ela também ajuda no processo de valorização daquilo que já está indo bem, em conformidade com as exigências dos clientes.

Em suma, pesquisas de satisfação em consultórios médicos é um recurso que traz uma visão ampla, através da perspectiva do cliente, possibilitando o crescimento da empresa e satisfação plena do público.

Continue lendo esse texto para aprofundar melhor sobre pesquisas de satisfação em consultórios médicos:

Pesquisas de satisfação são eficientes tanto para colaboradores, quanto para clientes

A seguir, abordaremos sobre a eficácia das pesquisas de satisfação em consultórios médicos. Nos casos de colaboradores e clientes e as grandes transformações que podem ser feitas por essa ferramenta.

Pesquisas de satisfação para colaboradores (interna)

As pesquisas de satisfação em consultórios médicos internas são muito importantes também para entender as necessidades do colaborador. Essa é a melhor maneira de se fazer transformações na gestão de pessoas da organização.

É através dessa pesquisa interna, que se entende de maneira mais profunda a maneira como os funcionários enxergam o seu próprio trabalho. E de que maneira isso acaba interferindo no dia a dia empresarial funcionário-empresa.

As conclusões que se tiram por meio dessas pesquisas, traz uma análise para além do clima organizacional, um parecer sobre:

  • A infraestrutura da empresa para os funcionários, como eles veem, as instalações oferecidas pela empresa;
  • Os materiais de trabalho que são usados pelos trabalhadores;
  • O seu parecer sobre a carga horária no qual ele trabalha;
  • Os benefícios oferecidos pela empresa;
  • Assuntos relacionados à saúde mental e emocional do trabalhador.

As pesquisas de satisfação em consultórios médicos internas são uma forma não só de melhorar o ambiente empresarial de maneira mais assertiva, mas é também uma maneira de olhar para o colaborador, fazendo-o entender que a empresa se importa com a sua saúde e bem-estar.

Pesquisas de satisfação do cliente

Conquistar espaço no mercado, ser mais competitivo é uma das metas principais de todo o negócio empresarial, incluindo consultórios médicos. Desse modo, entender como o seu consultório está se apresentando em uma visão social é imprescindível, para elaboração de estratégias efetivas.

Como já adiantamos no início deste artigo que a pesquisa de satisfação em consultórios médicos é a melhor prática para ser mais assertivo a respeito da visão do seu cliente. Sobre qual a sua visão diante do seu serviço.

Além disso, essa pesquisa traz muitas outras vantagens como:

  • Maior economia: as pesquisas de satisfação possibilitam que você enxergue falhas por antecipação que inclusive, poderiam gerar até tributos, como a execução de novas estratégias, por exemplo. A prevenção é uma das maneiras mais eficazes para a economia;
  • Melhor interação dos colaboradores: sim! Entender o que o seu cliente necessita tem relação com a harmonia entre seus colaboradores. Isso porque quando se tem essa informação clara, a comunicação fica mais fluida. Assim evitam-se maus entendidos e acidentes. Isso traz maior motivação aos colaboradores e a satisfação do cliente é garantida;
  • Entrega de serviços com maior qualidade: Claro, entendendo como o seu cliente vê o seu consultório, quais são as suas impressões, fica muito mais fácil de otimizar os seus serviço, e até mesmo implementar outros. Além é claro, de suprir as demandas detectadas pela pesquisa;
  • Estratégias de marketing mais assertivas: porque você saberá exatamente aquilo o que seu cliente quer e pensa e não o que você imagina.

De que maneira um nível elevado de satisfação afeta os clientes?

O fato é que o contentamento do cliente com o atendimento e a prestação de serviços do seu consultório reflete diretamente na fidelização e, sobretudo, na credibilidade da sua marca. Isso porque quando o cliente está satisfeito com seus serviços, você ganha um embaixador. Certamente ele irá recomendar o seu consultório para amigos e parentes.

Isso sem contar que, o paciente quando se sente acolhido pelo estabelecimento e funcionários, ele tende a ter maior disposição para escutar as indicações médicas. O que, claro, faz toda a diferença em sua qualidade de vida.

Conclusão

Vimos o quanto é importante aplicar pesquisas de satisfação em consultórios médicos. Essa é a melhor forma de tomar decisões mais assertivas. Além disso, vimos as inúmeras vantagens dessa ferramenta também para identificar oportunidades e fazer ajustes.

Não é raro investir dinheiro em algo e não obter o retorno esperado. Com a pesquisa de satisfação bem trabalhada, o seu dinheiro será aplicado de maneira mais certeira, evitando gastos desnecessários.

Existem diversas formas de se fazer pesquisas de satisfação em consultórios. É possível criar formulários e apostar nas tecnologias, aplicando alguma das mais variadas metodologias, quanto maior for a qualidade de uma pesquisa, maior será o resultado obtido por meio dela.

É por isso que nós te convidamos a confiar seu projeto a Solvis, entre em contato conosco e saiba como você pode melhorar seus resultados através de uma pesquisa de alto nível.