NRF 2022: tendências do varejo, o que esperar?

O mercado varejista passou por diversas transformações ao longo dos últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia em 2020. 

Várias acelerações de mercado ocorreram nesse tempo, principalmente no meio digital e de tecnologia das empresas, porém, ainda falta muito desenvolvimento no Brasil. 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo grupo Isobar sobre o índice de maturidade digital (IMD) no Brasil, mostrou que 49% das empresas estão no nível de maturidade digital básico e somente 3,8% podem ser considerados especialistas no assunto.

Número expressivo não é mesmo? Mas calma, isso é só o começo do conteúdo que preparamos para você. 

Neste artigo vamos trazer insights e as principais tendências do varejo mundial para o ano de 2022, acompanha conosco:

O setor que mais vem crescendo:

Globalmente, 67% das empresas nos setores de varejo, alimentos e bebidas e hospitalidade cresceram 20% ou mais em 2021 – dado coletado no relatório de varejo 2022 da Adyen com a KPMG.

Um fator que pode ter acelerado esse crescimento foi a pandemia na qual fez com que as pessoas precisassem mais dos hospitais, além da aceleração das compras de alimentos e bebidas dos clientes durante esse período.

Isso tudo pode ser comprovado através da lista das 10 maiores varejistas do mundo divulgada em 2022 pela NRF – maior evento de varejo do mundo, na qual mostra como o varejo alimentar tem liderado o ranking, confira:

10 maiores varejistas do mundo:

  • 1º Walmart – Supermercado 
  • 2º Amazon
  • 3º Grupo Schwarz
  • 4º Aldi – supermercado
  • 5º Costco – Mercado
  • 6º Ahold Delhaize – supermercados
  • 7º Carrefour – supermercado
  • 8º Ikea – supermercado
  • 9º Seven & I – conveniência 
  • 10º The Home Depot – artigos para casa

Tudo o que precisa saber sobre a NRF 2022

A NRF é uma feira de varejo anual da National Retail Federation que foi realizada este ano em Nova York. O evento atraiu 52.000 participantes e mais de 1.100 expositores. 

Sendo assim, a maior associação comercial de varejo dos Estados Unidos, com varejistas de todos os tipos, incluindo departamentos, lojas especializadas, lojas de desconto, comerciantes de catálogo e ofertas da Internet.

As palestras da NRF 2022 foram proferidas por Meg Whitman, do eBay, e Michael Dell, da Dell Computer. Ambos enfatizaram a importância da Internet para o varejo e adotar novas tecnologias. 

Outras abordam temas como atendimento ao cliente, estratégias de merchandising, tecnologia de informação e design de loja.

As salas foram separadas em cinco seções:

  • Acessórios;
  • Doméstico;
  • Mercadorias em geral;
  • Serviços de alimentação e restaurantes;
  • Tecnologia.

Ano de transformação digital

Na 110° edição do NRF 2022, que ocorreu em janeiro, podemos observar a grande preocupação com a automatização de tarefas e digitalização dos processos no segmento de varejo. 

Alguns produtos foram apresentados com o intuito de automatizar as funções de alguns colaboradores que atuam de frente nas empresas varejistas.

É o caso do robô que faz inventário de estoque e a limpeza geral do piso,  além de uma máquina que faz a pesagem e a embalagem dos produtos.

Tudo isso utilizando-se de tecnologias avançadas a partir de uma demanda apresentada pelo mercado. 

Insights do NRF 2022

A NRF prevê neste ano uma mudança contínua no comportamento dos clientes em relação às compras online e procura por personalização das prestações de serviço.

Espera-se, também, que as lojas físicas se concentrem em oferecer customer experience e um bom  atendimento ao cliente, usando a tecnologia para criar uma experiência na loja mais envolvente. Acompanhe abaixo alguns exemplos:

Meios de pagamento mais rápidos

Um aspecto muito importante que foi mencionado no evento presencial, foi sobre as filas de caixas.

 Os clientes estão cada dia mais impacientes em relação a isso, há uma busca dos varejistas para agilizar os processos de pagamento, tornando cada dia mais rápido e simplificado e uma forma de minimizar isso seria através de pagamentos eletrônicos automatizados. 

Câmeras inteligentes

A nova tendência é colocar câmeras em todos os lugares para medir quantas pessoas entram e saem e em quais áreas elas mais visitam, observando quais locais estão mais quentes para identificar o que atraiu o olhar dos clientes no espaço. 

Uma empresa pioneira no assunto, foi a Amazon Go que trouxe o pagamento com as câmeras, além da análise eficiente e estratégica dos dados coletados por esta tecnologia.

Tecnologia da informação

Uma coisa é fato, a tecnologia da informação está cada dia mais rápida, isso porque as empresas buscam processamentos de dados de clientes para tomar decisões estratégicas. 

Com esses dados processados, as empresas conseguem realizar entregas mais rápidas (em poucas horas), pois possuem a informação de forma fácil e ágil. 

Etapas do processo:

Tecnologia da informação = receber, armazenar dados, processar e apresentar dados

Portanto, a nova tendência é tornar a experiência de compra cada vez melhor, com entregas mais rápidas, surpreendendo o cliente.

Personalização

Os clientes estão cada dia mais criteriosos ao fornecerem seus dados para as empresas, por isso, espera-se um alto nível de personalização em troca.

É necessário oferecer uma boa experiência, com aspectos que encantem o cliente para que ele possa deixar seus dados para a marca.

Phigital: o mundo físico e digital

Phigital é a fusão do mundo físico com o digital. Aqui podemos citar a conexão de compras no site para retirar na loja, ou experimentar no espaço físico e comprar pelo site.

Portanto, esses dois mundos se conectam para oferecer a melhor experiência aos clientes. 

No NRF 2022 foi comentado muito sobre as experiências híbridas dos dois meios, tanto físicos como o de negócios digitais e como eles devem estar interligados.

Conteúdo extra sobre NRF 2022

Se você quiser saber mais sobre a NRF 2022, a Solvis realizou um evento com a Júlia Diaz, Consultora da Gouvêa Foodservice e Leonardo Badotti, CEO Solvis para falar sobre os principais insights do evento, além de uma discussão bacana sobre o novo comportamento do consumidor.

O que você irá encontrar neste vídeo:

  • Insights importantes sobre a NRF 2022;
  • A importância de entender o comportamento social do seu público;
  • Propósito no consumo: uma nova modalidade de consideração de compra.

 

 

Como a Solvis pode ajudar com esses insights

A Solvis com a sua infinidade de serviços de pesquisa em diferentes canais, consegue ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas sobre seu negócio, trazendo a voz do consumidor para dentro da empresa, criando uma cultura centrada no cliente!

Além disso, já temos expertise em parcerias com diferentes varejistas de grande nome no mercado como: Riachuelo, Decathlon Brasil, Ambev, Grupo Big e muito mais.

Essas, dentre outras empresas, perceberam a necessidade de aproveitar o timing do momento da compra para captar avaliação dos clientes, assim obtendo análises qualitativas das necessidades e percepção dos mesmos sobre a loja/marca, e através desses dados antecipar-se às principais tendências, colocando-se à frente da competitividade do mercado.

O que a Solvis oferece para as empresas de Varejo:

  • Compreensão sobre o motivo do cliente não efetuar compras na loja;
  • Avaliação no exato momento da compra, conseguindo captar o sentimento e opinião genuínas do consumidor;
  • Compreensão sobre satisfação do cliente quanto a experiência de loja física ou online, e o aumento de clientes promotores da marca;
  • Antecipar as tendências de mercado através das pesquisas;
  • Acompanhar a satisfação dos clientes de todas as unidades da rede;
  • Comparar o desempenho ou ranking das unidades para que a empresa possa replicar as práticas que deram certo para as demais;
  • Pesquisa de satisfação omnichannel, oferecendo uma estrutura de qualidade padronizada e abrangente.

Clique no botão abaixo se você acha que faz todo sentido oferecer a melhor experiência aos clientes através dos feedbacks coletados por pesquisas de satisfação:

 

Posts recentes

  • Todos os Posts
  • Cases
  • CSAT
  • Dicas
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Milestones Solvis
  • Net Promoter Score
  • Novidades
  • QR code
  • Sucesso do cliente
  • Totem de pesquisa
    •   Back
    • Autor Convidado
    •   Back
    • CES
    •   Back
    • Customer Experience
    • Employer Net Promoter Score
    • Customer Centricity
    • Pesquisa de Satisfação
    • CES
    •   Back
    • Pesquisa de Satisfação
    • CES