Guia prático sobre retenção de clientes

Mais importante do que conquistar novos clientes é a retenção de clientes. Uma pesquisa mostrou que atrair um novo cliente custa entre 5 e 25 vezes mais do que fidelizar um cliente. Portanto, o conceito de retenção de clientes, bem como a sua aplicabilidade vem ganhando destaque dentro das empresas.

O plano para reter clientes, contudo, deve ser um conjunto de ações em diversos departamentos da empresa. Por isso, continue a leitura e descubra como direcionar seus esforços para construir um relacionamento de confiança com quem já é seu cliente.

A retenção de clientes merece destaque nas empresas

Toda empresa deseja expandir seus negócios e boa parte delas direciona suas estratégias para conquistar novos clientes. Mas vale a pena pensar: não seria incrível se este cliente gostasse tanto de fazer negócio com você que voltasse a comprar? A retenção de clientes fala exatamente sobre isso. O conceito é aplicado à experiência do cliente, de forma que seja positiva o bastante para que o cliente volte a fazer negócio com você.

Sendo assim, as estratégias de retenção de clientes vão focar especialmente na experiência do cliente. O foco é construir um sólido com o público, desde antes da compra, passando pela finalização do negócio, até o momento pós-compra.

Talvez você esteja se perguntando: mas será que a retenção de clientes é tão importante assim? O fato é que uma pesquisa feita pela mostrou que reter clientes significa ter um impacto positivo entre 25% e 95% no lucro do negócio. Não dá pra ignorar esses números, não é mesmo?

Quer saber como conquistar esses números? Veja a seguir quais estratégias sua empresa pode aplicar para a retenção de clientes.

5 estratégias para a retenção de clientes

Chegando até aqui você já percebeu o quanto a retenção de clientes é importante para qualquer negócio. Quer saber como implementar este conceito na sua empresa? Veja 7 estratégias de sucesso para fidelizar clientes.

1. Conheça seu cliente

Parece óbvio dizer que as estratégias para retenção de clientes devem ser personalizadas em cada empresa, de acordo com seu público, mas o fato é que muitos negócios ainda não conhecem o perfil de cliente que possuem.

Dito isso, é importante que a empresa invista em estratégias para conhecer o seu público. Portanto, é preciso compreender quais as necessidades deste público, quais problemas possuem e quais expectativas surgem ao fechar negócio com a sua empresa.

Conhecer o público é um trabalho constante, mas que garante, por exemplo, que sua empresa seja empática e disposta a resolver os problemas do cliente. Assim, diante desta situação, o cliente voltará a comprar com você. Investir em um totem de pesquisa é ideal para avaliar o nível de satisfação do cliente após a compra ou mesmo conhecer mais detalhes sobre o seu público.

2. Ofereça atendimento personalizado

Todo cliente deseja ser especial, único e receber um atendimento personalizado para ele. Especialmente empresas de alto ticket devem se atentar a essa estratégia, mas toda empresa, independente do nicho ou valor do ticket, pode oferecer um atendimento mais personalizado.

Após conhecer melhor o seu público é possível saber quais são as expectativas e estar por dentro delas. Todo cliente deseja empatia durante o atendimento e ter certeza que o seu problema será resolvido. É preciso entender que o cliente não está interessado, de fato, no seu produto ou serviço, mas na experiência que vai ter com essa aquisição. Esteja pronto para oferecer a solução desejada pelo cliente.

O uso das redes sociais para a comunicação, com tom de voz adequado ao público e a segmentação te ajudam a conquistar um atendimento mais personalizado. O objetivo é que o cliente sinta que a empresa fala diretamente com ele.

3. Estruture a jornada do cliente

A jornada do cliente se trata de mapear o trajeto completo do cliente, desde o momento que ele conhece a empresa, até a etapa de concretização da compra. A jornada é estruturada da seguinte forma:

  1. Descoberta e aprendizado;
  2. Reconhecimento;
  3. Consideração de soluções;
  4. Decisão de compra.

Em cada uma dessas etapas é importante utilizar uma estratégia diferente. Na primeira etapa, por exemplo, o cliente ainda não sabe que precisará comprar novamente. Portanto, é preciso ter uma abordagem não tão invasiva, por meio de estratégias de remarketing, por exemplo. Depois, o cliente reconhece que precisa dessa solução, quando a empresa passa para a próxima etapa, que é apresentar quais são as soluções disponíveis.

Por fim, após essas etapas, é preciso acompanhar o cliente. Seja por meio de pesquisas de satisfação ou outras formas de contato. A jornada do cliente é um ciclo com começo, meio e fim, que deve ser praticada de forma constante para conservar os seus clientes.

4. Tenha atendimento Omnichannel

O atendimento Omnichannel significa interligar todos os canais de venda e atendimento da empresa. Dessa forma, quando o cliente inicia um atendimento ou compra por um canal, a marca deve estar preparada para finalizar por outro. Assim, redes sociais, site, app e mesmo a loja física, se tornam interligadas, oferecendo a melhor experiência ao cliente.

5. Ofereça resolução de problemas ágil e simplificada

Ninguém gosta de esperar durante um atendimento, não é mesmo? O problema se torna ainda maior quando o atendimento é relacionado a uma queixa. A equipe de atendimento deve ser treinada para resolver os problemas de forma ágil e simplificada, em poucos passos. Além disso, as tecnologias de canais de atendimento podem ser empregadas para facilitar ainda mais.

O objetivo é reduzir o tempo e garantir que o problema foi solucionado de vez. Assim, um cliente que tinha um problema sai do atendimento em poucos minutos com sua questão resolvida. Por ter uma boa experiência, as chances de fidelizar este cliente são potencializadas.

Investir na retenção de clientes é um conjunto de ações que a empresa deve se atentar e manter com constância. Mas não precisa ser complicado e nós podemos te ajudar com as melhores estratégias. Conheça nossas soluções em pesquisa de satisfação, jornada do cliente e outras para assim oferecer o melhor atendimento ao seu público.

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