Estratégias para maximizar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas em 2025

O cenário no varejo está em constante transformação, e 2025 exigirá que as empresas se adaptem rapidamente às novas expectativas dos consumidores. Entender as tendências atuais sobre o comportamento do consumidor pode ajudar a criar e manter estratégias eficazes de inovação e satisfação do cliente.

O que aprendemos com o fim de 2024?

Antes de olharmos para o primeiro trimestre de 2025, que tal analisarmos o último trimestre de 2024?

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE, o panorama econômico estava favorável ao consumo, com a taxa de desemprego alcançando 6,2% – seu menor índice desde 2014 – e conforme pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a projeção do Produto Interno Bruto se mostrou acima de 3%, outro recorde da última década. Além disso, os programas de transferência de renda, fortalecidos no final da pandemia, ofereceram suporte adicional à renda das famílias.

De acordo com a Cielo, o Natal de 2024 superou os patamares pré-pandemia pela primeira vez desde 2019, consolidando a recuperação no varejo. O aumento de 5,5% nas vendas de Natal superou mesmo o crescimento médio do varejo, que foi de 3,4% no período.

O que esperar para 2025?

O ano novo traz incertezas e um cenário desafiador. O dólar alcançou o recorde histórico de R$6,27 em dezembro de 2024, pressionando os preços dos produtos e impulsionando a inflação. Além disso, a política fiscal e a preocupação com os gastos públicos também têm gerado desconfiança no mercado. 

Como resposta, é esperado que o Banco Central eleve a taxa de juros de 12,25% para 15% em 2025, em busca de conter a inflação. Entretanto, esse fator pode desacelerar o crescimento econômico devido ao encarecimento do crédito. Esses fatores podem afetar a satisfação do cliente, especialmente em setores mais sensíveis a variações de preço. Entretanto, existem oportunidades para se destacar neste cenário desafiador.

Como superar os desafios e conquistar os clientes:

Personalização

A personalização, que já é uma tendência consolidada no marketing, se torna ainda mais essencial em 2025. Empresas de diversos setores buscam criar experiências customizadas, seja através de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), ou de ouvir e entender o cliente diretamente no ponto de venda. Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) indica que mais de 80% dos consumidores desejam experiências personalizadas.

Programas de Fidelidade

Investir em ofertas sazonais e programas de fidelização com vantagens realmente efetivas pode melhorar a satisfação dos clientes e incentivar a recorrência. Com consumidores buscando formas de contornar a alta dos preços, ofertas que façam sentido financeiramente e emocionalmente irão se destacar.

Atendimento e Organização da Loja

Com o aumento dos preços, aspectos como organização da loja e atendimento podem ser diferenciais significativos. O consumidor busca ter certeza de que fez a “escolha certa” em termos de preços, além de desejar um melhor atendimento, já que pagarão mais pelos mesmos produtos.

Como a Solvis pode ajudar

A Solvis é especialista em pesquisa de satisfação em todas as etapas da jornada do cliente, fornecendo insights valiosos para otimizar a experiência no varejo. Através de nossa consultoria especializada, ajudamos empresas a compreender profundamente o comportamento do consumidor. Nosso time de Analytics é capacitado para o desenvolvimento de relatórios onde transformamos dados em estratégias acionáveis. Assim, é possível identificar pontos de melhoria e garantir que a satisfação do cliente esteja no centro das decisões. Se você deseja elevar a experiência do cliente e transformar seus pontos de venda em espaços envolventes e rentáveis, conheça nossas soluções! Estamos prontos para ajudar seu negócio a estar à frente do mercado em 2025.

Fontes: 

¹Desemprego cai a 6,2% no trimestre terminado em dezembro, diz IBGE | Economia | G1

²Ipea projeta crescimento de 3,3% do PIB neste ano e de 2,4% para 2025 



Autor: Laura Maria de Souza Romano

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