Pós-NRF: A Inteligência Artificial ao lado da Experiência do Cliente

A National Retail Federation (NRF), que ocorreu em Nova York de 12 a 14 de janeiro de 2025, é o maior evento mundial do varejo. Este ano, a inteligência artificial (IA) dominou as discussões. De Azita Martin, da Nvidia, a Doug Herrington, da Amazon, a IA foi o assunto principal em todas as palestras.

A IA no varejo: do “use case” ao “business case”

Apesar do entusiasmo em torno da IA, muitas soluções ainda parecem distantes para a maioria dos varejistas. Embora os chats baseados em IA generativa já sejam utilizados, a aplicação da tecnologia em larga escala ainda é restrita a poucos líderes de mercado.

Em 2024, o tema da IA já estava presente na NRF, mas com uma abordagem ainda teórica. Agora, a diretriz foi clara: é o momento de sair do “use case” e entrar no “business case”, isto é, se anteriormente a proposta era entender e amadurecer os usos da IA no varejo, este é o tempo de aplicar e ver resultados. O foco se deslocou para a aplicação real e a medição dos resultados gerados pela IA.

IA e retorno sobre investimento

Uma das grandes preocupações do setor é encontrar o retorno sobre o investimento (ROI) em IA. Mais do que implementar a tecnologia, é essencial quantificar seus impactos em métricas concretas como Custo de Aquisição de Cliente (CAC), Lifetime Value (LTV), Retorno sobre Investimento em Anúncio (ROAS) e o próprio ROI. O mercado percebeu que não se trata de ter “IA em tudo”, mas sim de usá-la estrategicamente para impulsionar resultados reais.

O movimento “back to basics”

Com tantas inovações tecnológicas sendo apresentadas, um movimento de retorno ao essencial vem ganhando força: o “back to basics”. Em meio à revolução digital, a atenção ao básico é o que garantirá a diferença competitiva dos negócios. Nesse contexto, o relacionamento humano e a qualidade no atendimento ganham ainda mais relevância.

Segundo Lee Peterson, Vice-presidente executivo da WD Partners, o cliente não está interessado no nível de sofisticação das tecnologias empregadas. O que realmente importa para ele é que sua experiência seja satisfatória e atenda às suas necessidades de maneira eficiente.

A tecnologia aliada à experiência do cliente

Ao final do dia, as ferramentas de IA devem servir para gerar valor real ao consumidor. Uma boa estratégia não está apenas em adotar tecnologia de ponta, mas em usá-la para melhorar a experiência do cliente, tornando-se um diferencial competitivo para as marcas.

Na Solvis, acreditamos exatamente nisso. Utilizamos tecnologia avançada para entender o ativo mais importante de qualquer negócio: o cliente. Ouvir e, mais do que isso, quantificar a voz do cliente é essencial para desenvolver estratégias voltadas à experiência e à diferenciação do mercado.

O futuro do varejo e a Solvis

O maior evento do varejo em 2025 mostrou uma realidade que a Solvis aplica há mais de 20 anos: é imprescindível aliar alta tecnologia ao fator humano para criar experiências valiosas e impactantes. O setor está em constante transformação e contar com uma estratégia bem estruturada é essencial para se manter à frente. Nosso time de Analytics trabalha constantemente com Inteligência Artificial para aprimorar relatórios e entregar insights cada vez mais assertivos. A utilização de IA permite uma análise aprofundada dos dados, ajudando empresas a tomarem decisões estratégicas com base em informações confiáveis e detalhadas. Dessa forma, transformamos dados em vantagens competitivas reais.

Se você quer transformar a experiência do seu cliente e gerar melhores resultados, conheça nossas soluções!

Autor: Laura Maria de Souza Romano

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