Vieses de pesquisa, entenda como impedi-las

Você já ouviu falar sobre vieses de pesquisa?

Não importa o setor da sua empresa, pesquisas de mercado são importantes, caso contrário, toda operação comercial pode estar em risco. No entanto, é importante saber identificar vieses de pesquisa, que podem resultar em alterações nos dados coletados.

Muitas vezes, mesmo tomando cuidado, o viés é imperceptível na realização da pesquisa. Acontece que inconscientemente o pesquisador pode influenciar nas respostas dadas pela pesquisa tendo um falso resultado.

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Neste texto você vai conhecer os principais vieses de pesquisa e como evitá-los.

O que é uma pesquisa de mercado

Constituir e administrar uma pesquisa sem a realização prévia de uma, ao menos, pesquisa de mercado é como navegar um barco às cegas.

A pesquisa de mercado serve para conhecer a realidade de um negócio, de modo que fica mais fácil de ter planejamento aos constituir uma empresa.

Para que a empresa tenha mais chance de sucesso é essencial que o empresário realize uma pesquisa mercadológica para conhecer a fundo o negócio, clientes e o preço de mercado de produtos.

Desta forma é possível saber de antemão fatores, como:

  • Perfil de consumidores
  • Hábitos de consumo
  • Preço da concorrência
  • Custo de matéria-prima
  • Nível da concorrência direta e indireta
  • Levantamentos de benchmarking
  • Possíveis dificuldades

A pesquisa de mercado é fundamental para a decisão de abrir ou não um negócio. Através dela é determinado qual nicho ou público-alvo a empresa deve ter foco.

Como fazer pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é feita de duas formas:

  • Pesquisa primária: realizada pela própria empresa que utilizará e interpretar os dados coletados.
  • Pesquisa secundária: dados coletados por uma empresa contratada, geralmente especialista que emitirá relatórios e guias personalizados.

O primeiro passo da pesquisa de mercado é decidir o seu objetivo, que pode ser preço de produtos, qualidade necessário de serviço, demanda de clientes, entre outros.

Definido o público-alvo que a pesquisa será direcionada é necessário decidir a amostragem, isto é, a quantidade de pessoas a serem entrevistas. A depender da situação é importante realizar pesquisas com públicos-alvo diferentes para comparação.

O roteiro definirá as perguntas a serem respondidas. Aqui é uma etapa que sofre muito com vieses de pesquisa.

Por fim, basta a aplicação e a análise dos dados coletados. A interpretação, a ser feita da maneira correta, é tão importante quanto a realização da pesquisa em si.

Para que os dados sejam coletados e interpretados de maneira correta é importante que esta seja realizada por profissionais capacitados.

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Vieses de pesquisa de mercado

Acima de tudo uma pesquisa de mercado a pesquisa de mercado é um processo de empatia, o pesquisador deve elaborá-la sob a perspectiva do público pesquisado, e não sua própria.

De forma que deve se esforçar para a pesquisa revelar as necessidades, dores e sentimentos do usuário.

Viés é uma tendência de alterar, geralmente inconsciente, a rota natural de um evento pela pessoalidade do agente entrevistador ou pesquisador.

Questões pessoais, como opiniões, visões, políticas, podem tendenciar uma pesquisa e assim alterar seu resultado.

Além de desperdiçar a verba gasta com a coleta de dados, por apresentar resultado diferentes da realidade, representam em despesas desnecessárias para sua empresa.

Pensando que a pesquisa informou, por exemplo, preferência por determinado produto pelo seu nicho de escolha o empresário pode realizar investimentos na distribuição de itens, custeando, inclusive campanhas de marketing.

Quando na verdade o mercado consumidor não tem interesse no produto.

Certos cuidados podem evitar prejuízos como estes, mas, primeiramente veremos os principais vieses de pesquisa.

Principais vieses de pesquisas:

Viés de confirmação

Também chamado de viés de tendência, é muito comum em pesquisas em geral. Trata-se da busca de informação para apoiar ideias ou projetos.

É uma inversão da ordem da pesquisa. Enquanto uma pesquisa serve para achar uma conclusão diante os fatos, o viés de confirmação pretende justificar uma conclusão através da pesquisa.

Para evitá-lo é importante ter métodos de pesquisa rigorosos além de realizar revisões sobre a escrita das perguntas e respostas.

Viés de falso consenso

Do inglês, false consense effect, ocorre quando a concordância do público pesquisado é presumida, geralmente causado pela superestimação dos dados coletados.

É uma tendência causado por efeitos psicológicos que fazem que o pesquisador entenda que outras pensam da forma que ele.

Para evitar este viés é fundamental definir as métricas e amostragem utilizadas.

Viés de primazia

Conhecido também como Primary Effect, é a tendência de preferir palavras positivas a negativas. Em geral, o entrevistado tende a escolher uma das primeiras respostas do questionário.

A forma como o questionário é feito é relevante, o pesquisador deve randomizar as respostas, de modo que nenhuma opção prevaleça em relação a outras.

Com respostas randomizadas todas as opções têm iguais chances de serem respondidas, independente do seu conteúdo.

Viés de recência

Acontece quando o entrevistado responde a opção mais próxima do fim, pois, é mais fácil de ser lembrado.

Para evitar o viés da recência procure ter um número de opções de respostas moderado e adequado. Sempre que possível elabore perguntas e respostas curtas e simples.

Viés Implícito

É uma forma de prejulgamentos motivados por estereótipos, acontece quando a pesquisa é direcionada para determinados perfis, como classe social, raça, religião e idade, sem, no entanto, realizar estudos de que estes perfis teriam interesse no produto.

É um viés que é causado pela crença pessoal do pesquisador sobre o perfil pesquisado, que pode se revelar inverídico.

Além de pesquisar um grupo sem interesse deixa de fora pessoas que teria real interesse pelo produto ou serviço.

Para que sua pesquisa aconteça normalmente sem a presença de nenhum viés é importante que ela seja feita por profissionais capacitados e experientes.

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