Text Analytics: transformando comentários em dados

Eles estão por toda parte, são gerados e consumidos por nós todos os dias, possuem os mais diversos formatos, e servem como uma bússola para tomarmos decisões: estamos falando dos dados! E já que vamos falar sobre dados, aqui vão alguns deles, ou melhor dizendo, algumas constatações:

  • De acordo com a Gartner, de 80% a 90% dos dados gerados hoje no mundo não são estruturados. Isso significa que quase a totalidade dos dados produzidos atualmente correspondem a textos, imagens, sons e vídeos.
  • “Dados são o novo petróleo”: essa frase é de Clive Humby, um matemático e cientista de dados londrino. 

Essas afirmações são irrefutáveis, e tornam evidente que as empresas capazes de analisar esses dados de maneira eficiente sobreviverão a esse mercado formado por consumidores cada vez mais informados, exigentes e sedentos por experiências de consumo personalizadas. 

A forma como os consumidores interagem com as marcas evoluiu muito nas últimas décadas, tornando-se cada vez mais digital. Hoje, é muito comum que as pessoas façam pesquisas na internet sobre a marca ou estabelecimento não só para conhecer a opinião de outras pessoas sobre aquele produto ou serviço, como também para registrar sua experiência. Ao fazer isso, o consumidor fornece informações valiosas que podem subsidiar tomadas de decisões e determinar o sucesso de uma empresa.

O que é text analytics?

Text Analytics (ou análise de textos) é um tipo de análise de dados que se concentra na extração de informações relevantes a partir do conteúdo textual. Em outras palavras, trata-se da capacidade de processar e analisar grande quantidades de texto, provenientes das mais diversas fontes. A análise de dados textuais é feita utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para identificar padrões, sentimentos e significados dentro do conteúdo analisado. Se você quiser saber mais sobre PNL, recomendamos a leitura do artigo “O Impacto da PLN na Análise de Emoções: Revelando Feedbacks”

Textos, análises, INOVAÇÃO!

A inovação é uma força. Ela mantém os negócios competitivos e impulsiona a economia no mundo todo. De acordo com o Sebrae, a inovação “pode ser definida como a criação de algo novo ou a melhoria de algo existente.”.

Assim, a análise de textos tem um impacto inovador em diversas áreas das empresas ao proporcionar melhorias em produtos e serviços ou ainda identificar oportunidades para novos produtos. Na área de vendas, pode ajudar a identificar argumentos de venda mais eficazes. Na área de retenção, permitiria identificar os principais motivos das reclamações dos clientes. Na área de relações institucionais, pode auxiliar a identificar padrões e tendências para promover a imagem da organização e fortalecer relacionamentos. 

Assim, o text analytics funciona como uma importante ferramenta, que contribui para  melhorar continuamente os produtos e serviços, bem como impulsionar a inovação nas empresas.

A análise de dados textuais e a satisfação do cliente: um ciclo virtuoso!

A análise de satisfação é essencial para garantir a continuidade dos negócios. De acordo com Phillip Kotler, conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter o atual. Dessa forma, ouvir o seu cliente é mais do que importante: é uma questão de sobrevivência.

Analisar o que seus clientes dizem sobre sua empresa permite aperfeiçoar seus produtos e serviços, melhorando, consequentemente, os índices de satisfação dos clientes, o que por sua vez, reduz os gastos com a busca por novos clientes ao mesmo tempo que reduz o risco de exposição da marca ao marketing negativo. Índices quantitativos como o CSAT e o NPS mostram de forma rápida e objetiva o quanto seus clientes estão satisfeitos com seu produto ou serviço.

Enquanto isso, respostas abertas, que permitem ao cliente descrever sua experiência com suas próprias palavras, fornecem dados qualitativos importantíssimos na medida que informam quais são os principais aspectos positivos e negativos acerca desses produtos ou serviços. Além disso, através de técnicas de processamento de linguagem natural chamadas Análise de Sentimento é possível analisar como o cliente se sentiu em relação ao atendimento, ao produto ou à entrega. Percebeu como a combinação da análise quantitativa e qualitativa da satisfação pode alavancar seus negócios?

Enquanto os indicadores quantitativos mostram o quanto, os dados qualitativos te mostram o o quê, o porquê ou o como.  Para saber mais sobre o impacto da fidelização de clientes na redução de custos, leia esse excelente artigo: Fidelização de Clientes: Como Reduzir Custos e Aumentar Lucratividade.

E lembre-se: a Solvis dispõe de um time de analytics especializado na análise de dados quantitativos e qualitativos, dominando análise de sentimentos em textos, e unindo o que há de novo em análise de dados com o conhecimento já consolidado da análise estatística ajudando, assim, a sua empresa a ouvir os seus clientes, aumentando a satisfação e agregando valor à sua marca. A Solvis lidera o mercado brasileiro quando se trata de análise de satisfação do cliente, é pioneira no segmento de totens de pesquisa e investe continuamente em inovação. Tudo isso para permitir que a voz do seu cliente chegue até você!

Autor: Gilberto Rodrigo Radecki

Posts recentes

  • Todos os Posts
  • Analytics
  • Cases
  • CSAT
  • Dicas
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Milestones Solvis
  • Net Promoter Score
  • Novidades
  • QR code
  • Sucesso do cliente
  • Totem de pesquisa
    •   Back
    • Autor Convidado
    •   Back
    • CES
    •   Back
    • Customer Experience
    • Employer Net Promoter Score
    • Customer Centricity
    • Pesquisa de Satisfação
    • CES
    •   Back
    • Pesquisa de Satisfação
    • CES

.