Descubra como um atendimento ágil e de qualidade pode transformar a experiência do cliente, aumentar a satisfação e fortalecer a…
Imagine só um mundo onde as empresas têm como crença fundamental a valorização do capital humano. Uma empresa que é capaz de tornar até a famigerada segunda-feira ter um ar de sexta-feira. Desde os tempos de Elton Mayo e sua “Teoria das Relações Humanas“, o papo é outro: as empresas descobriram que, ao invés de só deixar o escritório bonitinho, investir nos funcionários é o caminho das pedras para brilhar no cenário financeiro e garantir uma caminhada firme para o sucesso da companhia a longo prazo.
Você já ouviu falar sobre a pirâmide de Maslow e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg? Apesar de serem teorias de décadas passadas, elas continuam mais atuais do que nunca. Essas teorias mostram que a satisfação é a chave da produtividade. Um time motivado e engajado é como uma central de ideias inovadoras, sempre pronta para levar a empresa a novos patamares, além, é claro, de dar espaço para cada um poder contribuir com a estratégia de crescimento da companhia.
Quando as empresas colocam suas equipes como um grande diferencial, algumas mudanças de comportamento nitidamente acontecem: aumento da produtividade e capacidade de inovação. Além de atrair cada vez mais talentos, ainda garante a lealdade de quem já faz parte do time (RH agradece!), afinal, habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos ainda são o grande diferencial entre humanos e máquinas.
Ou seja, estabelecer uma conexão genuína entre colaboradores, valores organizacionais e metas empresariais é extremamente valioso. Muitas empresas visionárias estão implementando pequenas práticas eficazes que têm um impacto positivo na moral da equipe.
Dá só uma olhada em alguns rituais de empresas de renome brasileiro, como Renner, Cacau Show e Magalu. que adotaram pequenos rituais e que fizeram toda a diferença tanto nos resultados da companhia quanto no engajamento dos colaboradores:
Reuniões matinais: Algumas empresas de varejo dão o pontapé inicial no dia discutindo metas diárias, celebrando objetivos de vendas e aplaudindo os destaques do time. O ponto de partida dessas reuniões muitas vezes é através de relatórios de vendas ou até mesmo relatórios com os resultados de pesquisas de satisfação do dia anterior.
Reconhecimento de colaboradores: O famoso “Funcionário do Mês” vai além de um título – é a celebração daqueles que realmente fizeram a diferença. Todo mundo um dia já quis ser o funcionário do mês, não é verdade?
Treinamentos: Sessões regulares de capacitação são realizadas, pois permitem que os funcionários desenvolvam novas habilidades e se sintam mais competentes e confiantes em suas funções. Eles dão a chance de aprender novas habilidades e adicionar talentos excepcionais à rotina do pessoal.
Desafio de vendas: Competições amigáveis entre colegas para atingir metas de vendas são eficazes para gerar mais motivação e engajamento. Todo mundo sai ganhando.
Celebrações: Quando um objetivo é alcançado, tem que comemorar! Seja a realização de um projeto ou uma meta de vendas, cada conquista merece uma boa comemoração. Quem sabe até com direito a aperitivos e decoração festiva.
Programas de Incentivo: Quem não quer um $$$ extra? Recompensas e bônus são estratégias excelentes para aquele incentivo a mais. Inclusive, muitas empresas integram indicadores de satisfação a esses programas de incentivo – mas esse é um assunto para outra hora, pois ele pode gerar polêmicas.
Então é fato! O varejo brasileiro tem integrado programas e rituais inovadores para melhorar resultados e intensificar o engajamento de seus colaboradores. As gigantes do varejo citadas anteriormente, já se destacam como cases de sucesso na implementação dessas estratégias. Elas conseguiram colocar suas equipes no centro da estratégia e, com isso, experimentaram um crescimento contínuo. Empolgação, colaboração e produtividade tornaram-se as palavras de ordem em um cenário onde trabalho, resultados e, por que não, diversão, caminham lado a lado.
Com a Solvis, dar aquele primeiro passo para criar rituais que vão fazer a diferença no seu dia a dia fica bem mais simples. Imagine começar as reuniões matinais com dados fresquinhos das pesquisas de satisfação, já sabendo o que os clientes acharam e onde você pode melhorar. Isso traz a voz do cliente para o centro, mas também deixa a equipe mais animada para bater metas e comemorar vitórias. Com a ajuda da Solvis, você é capaz de gerar insights e criar rituais que realmente engajam todo mundo nos objetivos diários.
Autor: Fernanda Canabarro
Descubra como um atendimento ágil e de qualidade pode transformar a experiência do cliente, aumentar a satisfação e fortalecer a…
Descubra como um atendimento ágil e de qualidade pode transformar a experiência do cliente, aumentar a satisfação e fortalecer a…
Descubra o poder do brand equity na construção de marcas fortes e resilientes. Entenda como gestão de crises, confiança do…
Como a análise de sentimento complementa os indicadores de satisfação e permite descobrir informações nos feedbacks dos seus clientes.
A segmentação de clientes com base em dados de satisfação é essencial porque permite entender melhor as necessidades e expectativas…
A comunicação organizacional deixou de ser apenas uma ferramenta para transmitir mensagens e passou a ser um motor estratégico para…