Existem diversos aspectos importantes para o crescimento saudável de um e-commerce. E, o relacionamento com os clientes mesmo no meio virtual, é um dos principais. Afinal, esse fator é determinante para que o consumidor volte a fazer negócio com a sua marca.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 60% das lojas virtuais fecham antes de completar o primeiro ano e grande parte em razão de erros que poderiam ter sido evitados.

Portanto o primeiro passo para satisfazer seus clientes, é se preocupar com o customer experience. Mas afinal, o que isso significa?

O que é customer experience?

Traduzindo para o português, o termo customer experience se refere à experiência do cliente. Basicamente, trata-se da impressão que o consumidor tem de determinada organização.

Portanto, criar estratégias para melhorar toda a jornada do consumidor é essencial, pois é preciso deixar uma marca positiva da sua empresa. Afinal, tal ação fará com que o cliente seja fiel a sua companhia.

Além disso, garantir uma boa experiência é primordial para se destacar no mercado. Mesmo para os profissionais de e-commerce mais experientes, aumentar a receita e escalar o negócio pode ser difícil, especialmente com novas lojas sendo lançadas e com a competição aumentando. 

 Pensando nisso, preparamos as principais dicas para que consiga melhorar esse aspecto e garantir consumidores felizes com a sua loja virtual. Confira!

Dicas para melhorar a experiência do cliente 

Agora, para que mantenha um bom nível de satisfação, separamos algumas dicas para melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce. São elas:

1. Conheça seu consumidor

Para agradar o cliente, estude bastante a forma com que ele se comporta. Pois, tal ação será essencial para que consiga deixá-los com uma imagem positiva da marca.

Por exemplo, na hora de criar seus anúncios, é preciso pensar em qual canal irá direcionar, a linguagem abordada e o produto usado na campanha. Todo esse conjunto deve ser escolhido com base nas características do seu cliente, para que assim, eles se sintam satisfeitos.

2. Deixe a disposição canais de atendimento

Ao realizar uma compra online, o seu cliente pode ter diversas dúvidas. Afinal, ele só consegue ver o produto por meio de uma tela.

Nesse sentido, disponibilizar canais de atendimento para que ele entre em contato para entender melhor sobre suas soluções é essencial. Pensando nisso, se preocupe em deixar visível todos os canais disponíveis.

Esse ponto também é importante para que ele sinta confiança, pois caso ocorra algum problema com o produto, ele saberá como entrar em contato.

3. Preste um bom atendimento

Sempre que se comunicar com o seu cliente, se preocupe em oferecer o melhor a ele. Para isso, seja educado e procure sempre atender às suas necessidades.

É importante ter em mente que prestar um bom atendimento é um dos principais pontos para manter clientes satisfeitos.

Manual do que não fazer em um e-commerce

Agora que você já sabe o que fazer para fornecer experiências ao seu cliente, deixamos abaixo um manual do que NÃO fazer em um e-commerce para não comprometer a experiência do seu cliente:

Visual e layout do e-commerce

É muito importante ter um site responsivo, ou seja, que se adapte corretamente para o tamanho das suas páginas. Pois isso afeta drasticamente a visualização dos usuários sobre a página. 

Além disso, é importante organizar o layout do site para que transmita a mensagem certa sobre os seus produtos e serviços.

Ter um e-commerce “não seguro”

É essencial investir na segurança dos seus clientes. Nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais preocupadas com proteção de seus dados. Portanto, cuidar com segurança dos dados fornecidos pelos usuários é essencial. 

O Secure Sockets Layer (SSL) garante a impossibilidade de leitura de quaisquer dados transferidos entre usuários e sites ou entre dois sistemas. Ele é um certificado na qual usa criptografia de algoritmos para impedir a leitura por parte dos hackers durante a conexão.

Descrição inadequada dos produtos/serviços

Comprar online pode se tornar um problema quando o cliente não possui as informações necessárias sobre os produtos ou serviços. É importante estar atento aos caracteres necessários para descrever o produto, além disso, é necessário colocar fotos que façam jus ao tamanho, espessura, comprimento, dentre outros aspectos.

Oferecer poucas opções de pagamento no e-commerce

Nada mais desanimador em uma compra que verificar que o cartão que você possui não passa na loja que você pretendia gastar. Portanto, procure oferecer diferentes meios de pagamentos, como pix, boletos, variadas opções de bandeiras de cartões de crédito e débito, dentre outras opções. 

Esses podem ser os principais causadores de abandonos de carrinho, portanto, atente-se às opções.

Não utilizar prova social

Engana-se quem diz que a prova social não funciona, as pessoas estão cada vez mais procurando saber as experiências de outras pessoas sobre os produtos ou serviços. Isso traz uma segurança a mais para quem está realizando a compra. 

Por isso, coloque no seu e-commerce o feedback de outros usuários sobre o que eles vivenciaram ao comprar determinado produto ou serviço seu.

Desacreditar nas estratégias de Marketing

Os princípios de marketing são responsáveis por estudar o consumidor, o mercado e seus concorrentes, portanto, eles podem ajudar de maneira eficiente como aplicar a melhor experiência para os seus clientes. Portanto é essencial depositar a confiança nesse profissional.

Conclusão

Gostou do conteúdo? Aproveite a oportunidade e comece a aplicar as dicas que apresentamos ao longo do texto. Pois, elas ajudarão a garantir a satisfação dos seus consumidores.

Outro ponto que pode contribuir, e muito, para melhorar a experiência do seu cliente, é realizar uma pesquisa de satisfação. Afinal, por meio dela será possível identificar o que precisa ser mantido ou melhorado na sua organização. E, para te ajudar nesse aspecto, você pode contar com a Solvis. Para entender melhor as nossas soluções, “basta acessar o site agora mesmo!”