Dicas para converter os clientes neutros em promotores

Os clientes são, com certeza, um dos pilares essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, eles são os grandes responsáveis pelo faturamento e, consequentemente, o lucro da organização. Portanto, é primordial criar ações para que os consumidores se sintam satisfeitos com os serviços prestados pela sua companhia, fazendo assim, com que eles se tornem promotores da marca, e não clientes neutros ou detratores.

Pensando nisso, para te ajudar nessa situação e fazer com que consiga ter, cada vez mais, consumidores promotores para a sua companhia, preparamos este conteúdo. Pois, iremos te dar algumas dicas para que consiga converter os seus clientes neutros.

Para conferir, basta continuar a leitura!

O que são os clientes neutros?

Antes de entender o que são os clientes neutros, é preciso aprender mais sobre a NPS® (Net Promoter Score). Pois bem, trata-se de uma metodologia usada para medir o nível de satisfação dos clientes.

Sendo assim, por meio dessa métrica, é possível entender os níveis de fidelidade do seu consumidor. E, ter essa taxa alta é essencial, pois, para ter sucesso, além de conseguir atrair novos clientes, uma empresa deve conseguir conquistá-los e fidelizá-los.

Basicamente, a pesquisa é realizada para entender se o consumidor indicaria os produtos ou serviços da empresa para outras pessoas. Para isso, há uma escala de 0 a 10, onde as notas entre 0 e 6 representam os detratores. Já as pontuações 7 e 8 retratam os neutros e 9 e 10 os promotores.

Como os próprios nomes sugerem, os detratores são aqueles que tiveram experiências negativas com a organização, enquanto os promotores construíram uma visão positiva da marca. E, por fim, os neutros são os que não se surpreenderam, seja positivamente ou negativamente, com a empresa.

Impacto dos clientes neutros para as empresas

É preciso ter em mente que contar com clientes que divulguem a empresa é essencial para o sucesso. Afinal, é uma propaganda gratuita e que tem um efeito muito positivo. Sendo assim, é preciso criar mecanismos para tentar converter seus consumidores neutros em promotores. Isso porque, caso não desenvolva ações, eles podem até mesmo se tornarem detratores.

Outro ponto negativo dos clientes neutros é que eles não geram receita para a empresa. Isso porque, além de não propagarem a marca, eles tendem a não retornarem para fazer outros negócios.

Sem dúvidas, uma empresa não se dedica para dar ao cliente uma experiência “mediana”. Afinal, investir no bem-estar, em um bom atendimento, em ferramentas adequadas e muito mais, exige um alto investimento. E, como resultado disso, a resposta desejada são clientes promotores.

Pensando em todos esses pontos, não deixe que os clientes neutros impactem a imagem da sua empresa. Diferente dos detratores, eles não tiveram uma visão ruim da empresa, sendo assim, é possível trabalhar em pequenas atitudes para reverter a situação.

Por que converter clientes neutros?

Primeiramente, é importante ter em mente que os clientes neutros impactam no cálculo da NPS® da sua organização. E, contar com uma boa nota é primordial para que consiga entender que as estratégias estão sendo positivas.

Sendo assim, evite contar com muitos clientes nessa situação, pois isso fará com que sua nota fique abaixo do desejado. Isso porque, a fórmula é a seguinte: (clientes promotores) – (clientes detratores). Sendo assim, os clientes neutros são desconsiderados. Portanto, fazer com que eles se tornem promotores irá contribuir, e muito, para o aumento da sua nota.

Além disso, clientes promotores farão com que a empresa consiga conquistar resultados ainda melhores. Afinal, eles indicarão a marca para amigos, familiares, etc.

3 dicas para converter seus clientes neutros em promotores

Agora que você sabe a importância de contar com consumidores promotores, te daremos algumas dicas para que consiga converter os clientes neutros. Veja a seguir:

1. Escute os seus consumidores

O primeiro passo, para transformar clientes neutros em promotores, é entender o que a organização precisa escutar o público. Sendo assim, busque a raiz do problema.

É preciso ter em mente que existem muitos motivos para uma nota neutra, por exemplo: a falta de um atendimento atencioso, a dificuldade para entrar em contato, produtos com baixa qualidade, etc. Portanto, é essencial que entenda qual ponto precisa ser alterado para que consiga surpreender positivamente o seu cliente.

2. Cumpra tudo o que for prometido ao cliente

Não entregar o produto correto ou até mesmo se atrasar no prazo de entrega, pode fazer com que o cliente quebre as expectativas. Por esse motivo, se preocupe em realizar tudo o que foi prometido com excelência, fazendo assim, com que o cenário fique positivo para a marca.

3. Venda a experiência, e não apenas o produto

Atualmente, existem diversas lojas que oferecem os mesmos serviços e/ou produtos. Portanto, para que a sua empresa se destaque, é preciso que ela ofereça toda uma experiência positiva.

Pensando nisso, se preocupe com o cuidado ao atender o cliente, com a embalagem que irá em cada produto e até mesmo com o pós-venda. Todas essas ações farão com que o cliente se sinta acolhido com a marca, fazendo assim, com que ele crie um vínculo.

Gostou dessas dicas? Então, aproveite para colocá-las em ação e garantir que os clientes se tornem promotores da sua marca. Afinal, eles são essenciais para o seu sucesso!

Conclusão

Sem dúvidas, contar com consumidores que se sintam satisfeitos com os seus produtos e/ou serviços é primordial para o crescimento da empresa. Pois, são os clientes fiéis que divulgam a marca. Pensando nisso, não deixe de criar ações para que consiga fazer com que o número de promotores aumente cada vez mais na sua empresa.

Ah! E, com certeza, uma das atitudes que devem ser realizadas, para que consiga desenvolver suas estratégias, é a aplicação de pesquisas de satisfação. Isso porque, elas servirão como base para que consiga identificar o que deve ser mantido ou alterado para agradar o público.

Portanto, para te ajudar nessa missão, você pode contar com a Solvis. Isso porque, somos especialistas no assunto. Para entender melhor, basta acessar o nosso site agora mesmo.Estamos te aguardando!


NPS® and Net Promoter® are registered service marks and Net Promoter SystemSM, Net Promoter ScoreSM and NPS PrismSM are service marks of Bain & Company, Inc., Satmetrix Systems, Inc. and Fred Reichheld.

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