A segmentação de clientes com base em dados de satisfação é essencial porque permite entender melhor as necessidades e expectativas…
Em um mercado cada vez mais competitivo, entender as necessidades do cliente é fundamental. As pesquisas de satisfação se tornaram uma ferramenta essencial, fornecendo insights valiosos sobre a experiência do cliente. No entanto, não basta apenas coletar esses dados, como é realizado, a apresentação dos mesmos pode afetar na compreensão e nas tomadas de decisões.
Neste artigo, exploraremos boas práticas na elaboração de apresentações de resultados de pesquisa de satisfação, focando em como tornar esses dados mais claros, envolventes e impactantes.
Uma apresentação de resultados eficaz vai além de gráficos e tabelas; ela narra uma história. Ela destaca os pontos importantes e orienta as ações necessárias para melhorar a experiência do cliente. Portanto, como organizamos e exibimos as informações, pode fazer toda a diferença na identificação de áreas que precisam de melhorias e na implementação de estratégias eficazes para seu negócio.
Para garantir que suas apresentações sejam organizadas, claras e impactantes, podemos aplicar quatro princípios fundamentais do design: Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste.
O primeiro princípio se refere ao agrupamento de itens relacionados. Quando apresentamos dados, é essencial que informações que têm uma relação direta estejam próximas umas das outras. Isso cria uma “unidade visual” e facilita a compreensão.
Dica: Aqui é importante definir quais informações e elementos do seu conteúdo são relacionados. Criar categorias e subcategorias irá te ajudar na organização do conteúdo.
Além disso, o espaço vazio é seu amigo, mas utilize-o de forma estratégica. Quanto maior o espaço vazio entre os elementos (texto, imagem, gráfico, etc) maior é o distanciamento entre eles, o que demonstrará que eles não possuem uma relação.
Exemplo Prático: Ao mostrar dados sobre a satisfação do atendimento, mantenha métricas e gráficos relacionados juntos. Um bloco de conteúdo que inclua o resultado do NPS (Net Promoter Score) ao lado do número da meta do índice, apresenta a relação das informações e a rápida compreensão se o resultado obtido foi bom ou ruim.
O segundo princípio é o alinhamento. Cada elemento da sua apresentação deve ser colocado de maneira intencional, evitando uma desordem visual. Alinhar títulos, textos e gráficos não apenas melhora a estética, mas também contribui para a clareza da mensagem, mantendo o conteúdo mais organizado e fácil de ser compreendido.
Dica: Prefira utilizar nos blocos de texto o alinhamento à esquerda. Isso devido, no ocidente, lermos da esquerda para direita, e ao utilizarmos o Alinhamento à esquerda, criamos uma linha sólida que servirá de auxílio ao olho durante a leitura.
Além disso, é importante alinhar os outros elementos de sua apresentação, não precisam estar todos juntos no mesmo canto, mas que demonstrem que foram harmoniosamente alinhados e não apenas ‘jogados’ na apresentação.
Exemplo Prático: Alinhar à esquerda o título, textos e nota de rodapé que estão do lado esquerdo de sua apresentação, e alinhar entre si dos gráficos do mesmo tamanho que estão do lado direito da apresentação.
A repetição é o terceiro princípio e diz respeito à consistência no design. Repetir elementos visuais, como cores, fontes e estilos gráficos, cria uma identidade visual forte e ajuda a reforçar a mensagem, facilitando na compreensão e memorização dos pontos-chave.
Dica: Utilize as cores de sua empresa para fortalecer a harmonia e a marca visual.
Exemplo Prático: Use a mesma fonte em toda sua apresentação (se mantenha no básico, ao utilizar mais de uma fonte, mais difícil será para manter a harmonia e organização visual). Mantenha um padrão de cores para diferentes categorias de dados (verde para positivo, amarelo para neutro e vermelho para negativo) e repita ícones ou formas geométricas ao longo da apresentação. Essa abordagem não só profissionaliza a apresentação, mas também facilita a memorização dos pontos principais.
Por fim, o contraste é o destaque. É o que irá guiar o olhar do leitor para insights mais relevantes. Utilizar diferentes tamanhos de fonte, cores contrastantes (cores opostas, claro no escuro / escuro no claro) e elementos visuais distintos ajuda a destacar as informações mais importantes.
Dica: Apresente os resultados mais impactantes e importantes em fontes maiores e cores vibrantes. Negrito, também, é um meio muito utilizado para destacar uma informação. Podem ser utilizados todos juntos (uma fonte grande em negrito e de cor diferente do restante do texto) ou em partes diferentes do conteúdo para criar uma hierarquia das informações importantes.
Exemplo Prático: Os dados de NPS devem se destacar em relação ao restante do conteúdo, dessa forma, o seu resultado é apresentado com uma fonte maior e do lado esquerdo superior da apresentação, isso garante que será a primeira coisa a ser lido. Também utilize uma cor diferente da utilizada nos blocos de texto, para maior destaque.
A elaboração de uma apresentação de resultados de pesquisa de satisfação vai além da simples exibição de dados. Trata-se de uma combinação refinada de design, clareza e estratégia para comunicar insights e a história da experiência do cliente de maneira eficaz.
Com uma apresentação bem elaborada, seus resultados não só serão compreendidos, mas também funcionam como um alicerce para ações estratégicas para melhorar a experiência do cliente.
Para alcançar esse objetivo, conte com a Solvis. Nossa equipe multidisciplinar é especializada na análise e apresentação de dados de pesquisas, oferecendo soluções que tornam os resultados mais claros e impactantes. Com nossa ajuda, você não apenas se destaca em um mercado competitivo, mas também coloca a satisfação do cliente no centro da sua estratégia de negócios, criando um ciclo contínuo de feedback que beneficia tanto sua empresa quanto seus clientes.
Autor: Adriana da Silva Paes
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