Consumidor Zero: o novo desafio do varejo no Brasil

Vivemos na era dos dados e, por esse motivo, já estamos acostumados a responder inúmeras pesquisas.
Esse aumento do volume de pesquisas reflete uma crescente valorização da experiência do cliente e a necessidade das empresas de tomar decisões baseadas em dados. Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações buscam entender melhor as necessidades e preferências de seus consumidores para aprimorar seus produtos e serviços.
Embora essa crescente quantidade de pesquisas indique uma busca por decisões baseadas em dados, a eficácia desses questionários pode ser comprometida por sua complexidade e, como consequência, impactando negativamente a qualidade desses dados coletados.
Ao responder a esses questionários, muitas vezes nos deparamos com alternativas confusas, escalas que geram dúvidas e até mesmo desestimulam a resposta devido a sua complexidade. Em contraste a isso, algumas escalas, como a Likert, tornaram-se bastante familiares para os respondentes. Essa familiaridade pode, de fato, facilitar o processo de resposta, uma vez que os indivíduos já estão habituados às suas opções e sabem como interpretar as possibilidades disponíveis no questionário.
Esse tipo de boa prática na elaboração de questionários é fundamental para que a pesquisa atinja os seus objetivos iniciais.

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