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Com o avanço das tecnologias e do acesso à informação, o desafio das empresas não está mais em apenas conseguir dados, agora o desafio é causar impacto significativo no negócio a partir desses dados e utilizá-los para transformar insights em ações estratégicas.
Uma boa visualização de dados pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso na hora de comunicar resultados, fechar negócios e gerar oportunidades, especialmente em um mundo cada vez mais cheio de informações.
Mas para contar histórias convincentes com dados, é preciso ir além de apenas apresentar os números. É preciso criar uma narrativa convincente, que gere insights, inspire ações e deixe um impacto duradouro no público. Esse artigo, baseado no livro Storytelling com dados, de Cole Knaflic, busca ajudar você e seu negócio a transformar informações complexas em mensagens claras, memoráveis e impactantes.
O sucesso da visualização dos dados não começa com a visualização, por incrível que pareça. Antes de buscarmos as visualizações mais efetivas para os nossos dados, é preciso entendermos o contexto da nossa comunicação. Para isso, é preciso definir claramente:
Quem você quer alcançar? Qual o nível de conhecimento desse público sobre o assunto?
Quanto mais específicos pudermos ser sobre quem é o público, mais perto estaremos de ter sucesso na comunicação. É preciso evitar públicos vagos, pois, ao tentar nos comunicar de uma só vez com muitas pessoas diferentes, com necessidades diferentes, podemos nos colocar em uma posição onde não é possível nos comunicarmos efetivamente com ninguém.
O que você quer que o público saiba ou faça?
Para comunicar uma mensagem de maneira relevante para o público, é preciso que ele se importe com o que você diz. Nós sempre devemos querer que o público saiba ou faça algo: pode ser uma recomendação, um apontamento, uma necessidade de mudança na estratégia ou mesmo a comunicação de resultados de um projeto.
Em seu livro, Knaflic chega a dizer que, caso você não consiga articular de forma concisa o que você gostaria que o seu público soubesse e por que, talvez deva verificar se precisa mesmo fazer essa comunicação.
Qual é a ideia principal? Se você tivesse apenas 3 minutos para repassar a mensagem, qual é a informação única e impactante que transmitiria?
Para responder a uma pergunta como essa, é preciso realmente conhecer o seu material. Saber quais são as partes mais importantes e também o que não é essencial para o seu público. Embora isso pareça fácil, ser conciso é muitas vezes mais difícil do que ser prolixo.
Agora que já sabemos a importância do contexto, podemos ir ao principal motivo pelo qual você provavelmente chegou até aqui. O que importa em uma boa visualização de dados?
De modo geral, a simplicidade reina na visualização de dados. A técnica é identificar qualquer coisa que não traga valor informativo o suficiente para ser comunicada e removê-la. Ao eliminar a “desordem visual”, que vem do excesso de comunicação, conseguimos garantir que o público se concentre nos insights relevantes e não nos elementos distrativos.
O gráfico abaixo é um exemplo da mera exposição de dados sem qualquer preocupação com o contexto, o objetivo, o público ou a mensagem. Embora seja possível analisar esse gráfico, ele não está otimizado para extrair o máximo de valor das suas informações que poderíamos:
Para guiar a atenção do público em um gráfico, é importante utilizar elementos visuais que direcionam para insights importantes. Em geral, três elementos se destacam ao gerarmos visualizações de valor para os nossos dados:
Ao aplicarmos todas essas técnicas de visualização de dados ao mesmo conjunto de dados que o gráfico anterior, temos um resultado muito mais satisfatório ao trazer informações relevantes ao negócio:
No gráfico acima nós estamos apresentando os resultados da aplicação das recomendações da Solvis em relação à participação. Sabemos que essas recomendações foram feitas no segundo trimestre de 2024 e que sua aplicação teve início no terceiro trimestre.
Nosso público são os executivos da empresa, que estão interessados em entender os resultados do aumento da participação.
Temos também uma mensagem clara: “À medida que o número de respostas cresce, o NPS aumenta”, e trazemos um insight de que o NPS médio aumentou 20% em relação ao trimestre anterior.
Em uma apresentação completa, esse gráfico poderia ser utilizado para mostrar a percepção de que clientes que se sentem mais ouvidos, aumentam sua lealdade em relação à marca, e que é necessário criar estratégias robustas para ouvir os clientes, atuar sobre os feedbacks e divulgar essas ações.
Contar histórias eficazes com dados é uma habilidade essencial em nosso mundo cada vez mais orientado por eles. Combinar melhores práticas de visualização e conhecer seu público profundamente são importantes diferenciais competitivos para o crescimento de qualquer negócio.
Entre em contato conosco e descubra como a Solvis pode ser sua parceira estratégica em ouvir o seu cliente e transformar conjuntos de dados complexos em mensagens claras, memoráveis e impactantes.
Autor: Ícaro Garbuio
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