Determinar o tamanho da amostra da pesquisa pode ser complicado até para estatísticos. Desenvolvemos nossa calculadora de tamanho de amostra para ajudar.
Veja tudo o que você precisa saber para receber o número certo de respostas para sua pesquisa.
Use nossas calculadoras e, se precisar, consulte o glossário abaixo.
Calculadora 1
Use esta calculadora quando você sabe o tamanho da amostra e da população e quer saber a margem de erro máxima da sua pesquisa.
Insira os dados em formato correto!
Calculadora 2
Use esta calculadora quando você sabe o tamanho da população e quer descobrir o tamanho da amostra.
Insira os dados em formato correto!
Na maioria das vezes é inviável ouvir a opinião de todos os clientes, então podemos analisar uma amostra e fazer inferências sobre o todo. Porém, esta representação não é perfeita. Para os resultados da amostra serem confiáveis temos que tomar cuidado com alguns pontos: ela precisa ser aleatória, representativa da população (por exemplo, se a população é 50% feminina e 50% masculina, a amostra não pode ser 70% feminina e 30% masculina) e ter um bom tamanho.
Tome cuidado! Não há uma relação linear entre tamanho da amostra e margem de erro. Em outras palavras, pesquisar 10% de uma população de 1000 pessoas fornece um resultado muito melhor do que pesquisar 10% de uma população de 100 pessoas. Por isto, a melhor forma de estabelecer o tamanho da amostra é utilizando as fórmulas que estão embutidas em nossas calculadoras.
Faça o teste!
A margem de erro representa quantos pontos percentuais as respostas irão variar em relação às respostas obtidas com a amostra. Nas tradicionais pesquisas eleitorais, é comum termos uma variação de 2%, ou dois pontos percentuais (para mais, ou para menos).
Isso significa que um candidato que obteve 60% de intenções de voto na pesquisa pode possuir entre 58% e 62% da população como um todo, dentro da confiabilidade estabelecida para a pesquisa.
Confiabilidade é o grau de certeza de que o valor obtido ao pesquisar a amostra representa toda a população, dentro da margem de erro estabelecida.
Por exemplo, se realizarmos uma pesquisa eleitoral com margem de erro de 2% e nível de confiança de 95%, no resultado um candidato possui 60% das intenções de voto, na verdade há 95% de chance de o candidato possuir entre 58% e 62% das intenções da população. O valor mais comum é de 95%, mas também são usuais os valores de 90% e 99%.
O cálculo de tamanho da amostra e margem de erro depende do desvio padrão da média. Isto significa que depende da média e do tipo de pergunta escolhido. Começamos por escolher a pergunta de múltipla escolha como padrão, mas como fica a média? Como não temos a média antes de realizarmos a pesquisa, assumimos o pior caso, que é o das respostas igualmente importantes.
Assim, conseguimos o tamanho de amostra mais conservador. Desta forma, se uma das respostas da pergunta de múltipla escolha se destacar muito das demais, a confiabilidade será ainda maior que a estabelecida pela fórmula.
Seja antes ou depois da compra, na porta da loja ou no conforto de casa, temos a solução ideal para medir a satisfação do seu cliente em qualquer momento.
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