A melhor forma para uma empresa ter uma melhor compreensão sobre assuntos importantes para os seus negócios, principalmente em relação ao seu público, é por meio de pesquisas de satisfação, sendo possível hoje fazer também uma pesquisa por e-mail.

Uma aplicação que usa de uma plataforma de fácil acessibilidade, não apenas para as empresas, mas também para o público-alvo de tal companhia, permitindo a ela ter um maior conhecimento sobre fatores que podem mover uma decisão de compra de seus clientes.

Isso dentro de um cenário no qual a voz dos consumidores possui uma importância cada vez maior, utilizando de canais digitais, como as redes sociais, como um amplificador para as suas opiniões acerca dos produtos e serviços a serem ofertados por uma empresa.

Levando a um processo no qual os mais diferentes tipos de empreendimento, de uma empresa de segurança do trabalho até uma loja de roupas, precisam estar atentos sobre qual é a recepção dos seus negócios na internet, já que isso pode trazer diversos impactos.

E não necessariamente precisa se tratar de um negócio de cunho virtual, já que atualmente todos os setores do mercado podem se beneficiar ao se colocarem disponíveis nas plataformas digitais, mesmo que trate apenas de um canal de comunicação adotado.

Muito por se tratar do cenário no qual seus clientes se mostram cada vez mais presentes, cabendo então às empresas saberem como irem até o encontro do seu público, caso esteja em busca de alcançar índices positivos em relação aos seus negócios.

Além dos casos no qual é possível gerenciar todo um projeto comercial através das ferramentas digitais. Desde a abertura de empresa mei, até o gerenciamento desse negócio, quando se trata de produtos que podem ser vendidos por meio das redes.

E assim como é possível realizar tais transações comerciais por meio da internet, é possível também abrir um canal otimizado de contato junto do público-alvo desse projeto. Como o veículo ideal para se realizar algum tipo de pesquisa ou formulário.

Tendo acesso então a informações que podem ser úteis para uma empresa conseguir administrar melhor seu negócio, além da adoção de estratégias mais eficazes para se alcançar tais objetivos.

E hoje, tais pesquisas podem ser feitas até mesmo pelo seu serviço de e-mail.

Como funciona uma pesquisa por e-mail?

As pesquisas de satisfação sempre tiveram uma grande importância para o mercado, permitindo a uma empresa ter um melhor conhecimento sobre a reação que os consumidores possuem sobre aquilo que está sendo oferecido por uma companhia.

Desde os materiais comercializados por um fornecedor de seringas, até a recepção da audiência sobre um novo programa televisivo que acaba de estrear. Pois é a partir dessa análise é possível garantir uma melhor gestão.

Como exemplo desse tipo de pesquisa é possível destacar:

  • Caixa de sugestões;
  • Grupos focais;
  • Formulários;
  • Entrevistas.

Ou seja, canais e estratégias que permitam a uma empresa ter um conhecimento mais aprofundado sobre a experiência que um cliente teve com aquilo que consumiu, além da sua visão sobre uma marca ou produto, além de outras questões a serem abordadas.

A chegada da internet e das ferramentas digitais acaba por otimizar esse processo de coleta de dados, trazendo facilidades para ambos os lados envolvidos em algum tipo de troca comercial, como o que acontece com as empresas e seus clientes.

Dentro desse processo se torna possível fazer uma pesquisa de satisfação diretamente pelo seu serviço de e-mail, permitindo com que uma empresa de consultoria ambiental consiga adotar melhores estratégias, com base nas informações coletadas nesta pesquisa.

Acerca desse processo de pesquisas via e-mail, existem dois modelos possíveis, sendo eles:

Pesquisa incorporado no e-mail

Nesse modelo a pesquisa em questão pode ser realizada diretamente no corpo de e-mail, o que pode trazer resultados mais rápidos e maiores para essa empresa, diante desse processo de contato facilitado, por meio de um canal direto.

Em tal modelo é recomendado a realização de uma pesquisa curta, de no máximo 5 perguntas, sendo mais adequado o uso de questões fechadas, como opções de sim ou não, ou por meio do modelo Net Promoter Score (NPS).

Esse formato, conhecido como escala de satisfação do usuário, lida com um sistema de pontuação de 0 a 10, no qual os usuários podem informar o seu nível de satisfação sobre sua experiência com uma empresa de paineis elétricos, por exemplo.

Convite de pesquisa por e-mail

O formato mais comum em relação a uma pesquisa por e-mail é através de um convite até a página na qual será realizada este questionário, por meio de um link específico. Levando esse usuário até a plataforma na qual essa pesquisa será realizada.

Dois modelos que dividem entre si a facilidade de se contatar o público-alvo desta pesquisa, tendo como base o acesso facilitado a tais sistemas digitais.

E para conquistar os melhores resultados, em relação ao número de respostas recebidas, é preciso ter atenção a uma série de etapas que devem ser seguidas, para que tal companhia consiga se comunicar da melhor forma possível com o público dessa pesquisa.

Fazendo uma pesquisa por e-mail de forma adequada

Para que uma pesquisa digital consiga levar um número amplo de respostas para uma empresa, é importante que ela siga algumas etapas capazes de otimizar a sua relação com a audiência almejada por tal pesquisa. Sendo essas ações:

Definir o propósito da pesquisa

Uma empresa de energia solar pode estar em busca de identificar quais dos seus antigos clientes estão interessados em fazer negócios novamente com a empresa. Assim como ela pode estar em busca de estudar a ampliação da sua área de serviços.

Para cada objetivo existe um formato diferente a ser adotado, tanto acerca da construção deste formulário, como também para o melhor modelo de distribuição dessas pesquisas. Logo, é preciso primeiro definir o objetivo da pesquisa para seguir com os passos seguintes.

Montar o modelo da pesquisa

Com o objetivo definido é preciso estabelecer características referentes à pesquisa, como o número de questões, o diálogo usado neste formulário, além da escolha entre optar por uma pesquisa incorporada ao e-mail ou por meio de um convite a ser enviado via e-mail.

Escolher a plataforma adequada

Após montar sua pesquisa, é preciso escolher qual será a plataforma que será usada para o seu compartilhamento. Com tal configuração podendo ser feita no próprio sistema de e-mail, como também em serviços terceiros, que permitam uma melhor gestão sobre tal sistema.

Enviar para sua lista de contatos

Com a pesquisa em mãos é preciso também saber para quais indivíduos ela será direcionada, sendo necessário nessa etapa uma lista de contatos que alcancem uma grande parcela do público ao qual essa pesquisa se destina.

Como uma distribuidora de algodão, que pode usar do contatos adquirido com seus antigos clientes, ou então por meio de usuários alcançados através de ações na internet, tendo como propósito se aproximar de clientes em potenciais para esse negócio.

Produza um texto convidativo

Todas as etapas anteriores estavam associadas ao lado mais técnico da pesquisa, ligados ao seu compartilhamento. Com tudo isso acertado, é preciso agora ter atenção à produção do texto que acompanhará essa pesquisa, influenciando um usuário a respondê-la.

Apresentando um produção textual curta, do tipo que caberia em um convite físico, para que o usuário compreenda sobre o que se trata essa pesquisa, e ao mesmo tempo se sinta influenciado a respondê-la.

Existem certos detalhes que podem resultar em um texto otimizado, sendo eles:

  • Introdução cordial;
  • Sobre o que se trata a pesquisa;
  • Para quem se destina;
  • O tempo de demora para respondê-la;
  • Incentivos 
  • Uso de CTAs.

CTA, ou Call to Action que se trata de pequenas frases que atuam no cumprimento direto de uma ação, por meio da opções como “Leia mais”, “Não Perca Tempo”, entre outros formatos.

Verificação final

Com as etapas citadas seguidas de forma adequada, é possível para uma empresa que trabalha com elaboração pgrs (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) realizar uma pesquisa acerca dos seus serviços, em busca de como otimizá-los.

Sendo preciso apenas se certificar de que tudo ocorreu de forma adequada, para que a partir disso seja possível enviar tais pesquisas aos usuários que essa empresa busca coletar informações e dados que podem ser úteis para tal companhia.

Garantindo, por exemplo, que esses e-mails cheguem corretamente até a caixa de entrada dos usuários listados em seu conjunto de contatos. Sendo indicado enviar uma cópia para si mesmo, para que seja possível verificar se tudo ocorreu conforme o planejado.

Verificando se o e-mail não caiu na sua caixa de spam, já que isso também pode acontecer aos usuários a quem se destina essa pesquisa, impedindo com que elas sejam respondidas.

Um caminho contrário ao que se procura ao apostar no modelo de pesquisa via e-mail, que é chegar a maior audiência possível de público a responder tais questionários de valor comercial.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.